Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Estágio e trainee: quais são as diferenças

Estágio e trainee: quais são as diferenças

Saiba qual das opções é a mais adequada para o seu momento

Você não vê a hora de começar a trabalhar na sua área, mas ainda não entendeu bem a diferença entre estágio e trainee e não sabe qual deles está mais alinhado ao seu momento de carreira? Fique tranquilo porque esta confusão é bastante comum, especialmente no final do semestre, quando muitas empresas abrem inscrições para seus programas de estágio e trainee

Embora os dois tipos de programas sejam focados em jovens estudantes e recém-formados, cada um tem suas características bem definidas. Depois de ler este post, pode acreditar, você vai saber certinho qual deles é mais indicado para você e poderá se preparar para conquistar sua vaga da melhor forma possível. 

Qual a diferença entre estágio e trainee?

A principal diferença entre estágio e trainee é que o estágio é voltado a estudantes que ainda estão cursando educação superior, técnico ou ensino médio, enquanto o trainee deve estar cursando o último ano da graduação ou ser formado há, no máximo, 3 anos. 

Quais as funções do trainee e do estagiário?

Como os programas são voltados a diferentes momentos da vida acadêmica, existem também muitas diferenças entre as funções de estagiário e trainee. Vamos a elas. 

Trainee

Programas de trainee costumam ser disputadíssimos entre os jovens profissionais. Não é à toa, já que o cargo de trainee normalmente prepara um jovem profissional de alto potencial para assumir cargos de gestão dentro da empresa. Além disso, o trainee costuma ter uma remuneração compatível com a de um profissional júnior, o que, para um estudante de último ano ou recém formado, é bem atrativa. 

Como o foco é preparar o profissional o mais intensamente possível, o trainee é logo colocado à prova para assumir desafios, propor soluções e interagir com diversas áreas da empresa. Ao longo do programa, ele também recebe treinamentos e, normalmente, tem contato com o alto escalão da empresa. 

As funções do trainee variam muito de acordo com a empresa ou a área em que ele vai atuar e não necessariamente têm de estar relacionadas à sua área de formação. Um recém-formado em Engenharia Civil pode se candidatar a um programa de trainee de um banco, por exemplo, para desenvolver carreira em uma instituição financeira. Isso porque a vaga de trainee não é associada a qualquer instituição de ensino. Ela é, na realidade, uma vaga CLT como qualquer outra – com todos os seus benefícios e suas obrigações legais. Portanto, quem define as funções do trainee é a empresa contratante, independentemente de ele já estar formado ou cursando o último ano da graduação. 

Outra característica interessante da vaga de trainee é que muitos programas oferecem um job rotation, isto é, fazem o trainee passar por diversas áreas ou funções para acelerar seu desenvolvimento de conhecimentos e competências. 

O programa de trainee também tem duração bem variada, entre 6 meses e 3 anos. Como o objetivo da empresa é acelerar o desenvolvimento de jovens profissionais para assumir cargos iniciais de gestão, os trainees continuam na empresa após o término do programa, desde que, é claro, consigam entregar o que a empresa espera deles. 

Estagiário

Diferentemente do trainee, o estágio tem uma regulamentação própria que não segue as regras das contratações CLT. A ideia é que o estagiário tenha oportunidade de colocar em prática os conteúdos que aprende na graduação, no curso técnico ou no Ensino Médio. 

Outra diferença importante é que o estágio precisa ser aceito pela instituição de ensino do estudante e, para que isso ocorra, precisa estar relacionado ao curso que ele faz.

O estágio não tem duração mínima obrigatória, mas pode ser renovado por, no máximo, dois anos. Essa, aliás, é outra diferença clara entre programa de estágio e programa de trainee. Enquanto o programa de trainee quer desenvolver profissionais para assumir outros cargos na empresa, o programa de estágio tem um ciclo mais bem definido, em que o estagiário chega, exerce suas funções como estagiário por até dois anos e depois deixa a empresa para que outros estagiários tenham essa oportunidade. 

Há casos, claro, em que o estagiário é contratado pela empresa no final do programa. No entanto, essa possibilidade costuma depender mais de a empresa ter vaga para ele naquele momento do que do seu desempenho durante o estágio. Ou seja: ainda que você supere as expectativas como estagiário, se não houver uma vaga para contratação efetiva, a empresa não poderá mantê-lo ali. 

Quem pode ser estagiário?

Para ser estagiário você precisa estar matriculado e ter frequência regular em algum curso de educação superior, curso técnico ou ensino médio. A lei sobre Estágio não limita a idade do profissional para se tornar estagiário, desde que ele cumpra essas condições acima. Se você está nesse momento e quer saber mais sobre estágio, confira nosso post completo O que você precisa saber para ser estagiário.

Quem pode ser trainee?

Como dissemos, o trainee não é um programa com regulamentação própria. Por isso, quem decide o perfil de trainee que quer contratar é a própria empresa contratante. Em geral, é requisito estar no último ano da graduação ou ter se formado há no máximo três anos. Esse critério, no entanto, é apenas um padrão e não uma obrigação que as empresas tenham que seguir. 

Se você está terminando a graduação ou se formou há pouco tempo, saiba como conquistar sua vaga no nosso post 5 passos para entrar em um programa de trainee

Agora que você tirou a dúvida, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de estágio e trainee. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui. E boa sorte!