Se você não entende por que tanta gente não quer voltar presencialmente para o escritório, confira o que o trabalho remoto tem de melhor (e pior também).
Muitos profissionais puderam experimentar as vantagens do home office durante o isolamento que vivemos nos últimos anos. Querendo ou não, eles tiveram de se adaptar e agora muitos não querem voltar ao modelo presencial.
Se você ainda não teve essa experiência, confira a lista dos principais benefícios de trabalhar remotamente, da sua própria casa (ou de qualquer outro lugar). E, se você já é expert no assunto, veja se concorda conosco.
Quais as vantagens do trabalho remoto?
Trabalhar da mesa do quiosque da praia ou viajando no trem de alta velocidade parece um sonho, não é? Mas para quem não tem esse perfil, há outras oportunidades envolvidas no trabalho remoto.
A maioria das pessoas trabalha de casa mesmo — e conta com muitas vantagens de trabalhar em home office. Confira algumas das principais logo abaixo.
1. Sua casa pode ser em qualquer lugar
Uma vantagem incrível de trabalhar em home office é que seu ‘home’ pode ser em qualquer lugar do mundo. Você só precisa de um computador e acesso à internet.
Muita gente, principalmente na área de TI, mora no Brasil e trabalha para os Estados Unidos e países da Europa.
Há também quem trabalhe para o Brasil morando fora, ou quem tenha deixado grandes cidades como São Paulo para fixar residência em cidades mais calmas do interior ou no litoral.
Quem tem um perfil mais ousado e não gosta de se prender a um lugar pode aderir ao nomadismo digital: são pessoas que não moram em lugar nenhum, mas passam meses e meses viajando e trabalhando ao mesmo tempo.
2. É mais fácil cuidar da alimentação
Comer fora todos os dias pode fazer mal para a nossa saúde. Quando estamos em home office, por outro lado, podemos fazer refeições caseiras e mais saudáveis.
Claro que para isso precisamos cozinhar ou ter alguém que cozinhe para nós. Mas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Uma dica? Preste atenção no que você compra no supermercado.
Depois de um tempo, você pode aprender a comprar (e gostar de) alimentos mais saudáveis que são muito fáceis de preparar. A saúde agradece.
3. Você pode ser muito mais produtivo
Dependendo da sua função, o home office pode permitir muita autonomia sobre seus horários. Se você trabalha por entregas, por exemplo, é possível que consiga ter mais produtividade sabendo que terá tempo livre após terminar o que precisa fazer naquele dia ou naquela semana.
Sabe aquela sensação de missão cumprida? Então, no home office, ela pode vir acompanhada de um filme com pipoca, um passeio pelo parque ou um “sextou” antecipado.
4. Dá para participar mais da vida familiar
Quem tem filhos, pais ou parceiro em casa também pode aproveitar o home office para intensificar o contato familiar.
É verdade que, durante o isolamento, a presença dos filhos em casa todo o tempo demandou muita energia dos pais. No entanto, com a volta às aulas presenciais, a situação mudou.
O home office (para quem permanece nele) permite aos familiares fazer refeições juntos e acompanhar mais de perto a rotina da família.
5. O “escritório” pode ter a sua cara
Sua mesa de trabalho em home office pode ser do jeito que você quiser! Cheia de fotos da família, plantinhas ou limpa de qualquer distração. Em casa, seu “office” pode ter a sua cara.
6. Você não perde tempo no trânsito
Esta vantagem está no final da lista, mas poderia muito bem estar no topo. Quem trabalha em home office não perde tempo nem energia no trânsito ou no transporte público.
Sabe quando você sente mesmo essa vantagem? Quando, depois de meses trabalhando remotamente, você tem que ir ao escritório para uma reunião. Observe como você começa o dia (lá no escritório) muito mais cansado.
Veja também: Como convencer seu chefe a continuar trabalhando de casa após a pandemia
4 desvantagens do home office
Como nada é perfeito, temos que admitir que até o home office tem suas desvantagens. Conheça abaixo algumas delas.
1. Aquelas conversas informais com os colegas fazem falta
Quando você trabalha no escritório, pode nem dar valor para as conversas à toa que têm com as pessoas quando vai pegar um café ou é convidado para sentar junto na hora do almoço.
Pode acreditar: elas fazem uma falta imensa no home office. Claro que vocês podem remediar isso com mensagens e chamadas de vídeo. Mas não é a mesma coisa.
Assim, se você precisa de mais comunicação direta e pessoal para melhorar sua produtividade, o trabalho remoto pode não ser ideal.
2. É mais difícil conhecer as pessoas nas reuniões online
Quando alguém começa a trabalhar na equipe já neste formato remoto, é mais difícil criar proximidade e ir além dos assuntos profissionais. Mais uma vez: as conversas no café fazem falta. Dá para remediar? Dá, mas (de novo) não é a mesma coisa.
3. Você pode perder o hábito de se cuidar
Esse é um ponto complicado do home office. Claro que você precisa estar “apresentável” para as reuniões online, mas a falta de necessidade de sair de casa pode fazer com que você preste menos atenção à sua aparência.
Claro que não é totalmente ruim, afinal você economiza dinheiro com roupas e produtos de beleza. Só precisa tomar cuidado para não impactar na sua saúde e bem-estar, ok?
4. A concentração pode ser uma missão (quase) impossível
Nem todo mundo nasce sabendo fazer home office. E nem todo mundo tem em casa um espaço só seu para trabalhar (um quarto, por exemplo) e uma conexão perfeita à internet. São questões que realmente podem dificultar a concentração no trabalho.
Gostou da ideia de trabalhar de casa? Encontre aqui a vaga home office ideal para você!