Home > Carreira > Mudança de carreira > Uma nova carreira após os 40 anos é possível?

Uma nova carreira após os 40 anos é possível?

Veja como conduzir essa mudança que exige cautela e muita reflexão
Mulher estuda formas de começar nova carreira aos 40 anos

É sempre tempo para recomeçar. Quem nunca ouviu essa frase na vida pessoal? Pois ela também é válida para o ambiente corporativo. Mas deixar o tempo passar e partir para uma nova carreira após os 40 anos de idade exige cautela. “Isso não significa que não seja possível, mas a mudança tem que vir acompanhada de muita reflexão e novas ações”, diz Silvio Celestino, diretor da Alliance Coaching e coach executivo no Brasil e no exterior.

Por que é difícil arrumar emprego depois dos 40 anos?

Arrumar emprego depois dos 40 anos pode ficar mais difícil porque há menos opções disponíveis para profissionais mais experientes. É como se fosse um funil. Opções para cargos iniciais são muito numerosas. Para cargos mais seniores, por outro lado, elas são cada vez menores. Além disso, quanto mais experiência você tem, mais você se torna mais “caro” para o mercado de trabalho. 

Isso significa que, aos 40 anos, você já tem um longo histórico profissional e já avançou na carreira. Claro que isso tem um lado positivo – e valoriza seu passe -, mas, ao mesmo tempo, faz com que muitas empresas acreditem que você é superqualificado para a vaga. Ou seja, elas entendem que você tem mais qualidades do que a oportunidade exige e que você tem uma pretensão salarial acima do que a empresa pode pagar. 

Como começar uma nova carreira aos 40 anos?

Para quem pretende mudar de ares e começar uma nova carreira aos 40 anos, Celestino alerta que é preciso ter humildade para aprender e também para começar com rendimentos inferiores aos que você estava acostumado, independentemente da experiência que você tenha na carreira anterior. 

“O ideal é que se tenha uma boa reserva financeira para suprir a família, pelo menos, nos dois primeiros anos, já que o retorno econômico pode demorar a aparecer na nova atividade”, diz Celestino. 

Estude algo novo ou revisite o que já aprendeu

Para o coach, uma boa forma de mudar de carreira sem desperdiçar totalmente a sua experiência é fazer isso por meio de uma pós-graduação ou de uma especialização na área em que você quer atuar. “Esse pode ser o ‘trampolim’ para o sucesso da empreitada”, diz ele. 

Coloque o networking em dia

Para que esse movimento seja bem sucedido, também é importante ativar o networking. Resgate os contatos profissionais e acadêmicos que já passaram pela sua vida. Entre em contato com ex-colegas de trabalho e também de escola ou faculdade. Se algum deles estiver na área em que você quer atuar, melhor ainda. A ideia é que todos saibam desse seu movimento de carreira para que lembrem de você se souberem de alguma oportunidade. 

Analise suas habilidades e interesses

Outro passo importante para escolher uma nova carreira é analisar o que você faz bem e o que gosta de fazer. Com base nisso, você pode escolher um curso para se aprimorar ou começar a estudar sozinho, se você tiver perfil autodidata. Essa capacidade de aprender por conta própria, aliás, é muito bem vista e muito valorizada pelas empresas atualmente. 

Considere alternativas como empreender ou prestar consultoria

Celestino acredita que o melhor caminho para aqueles que pretendem investir em uma nova carreira seja o empreendedorismo ou a consultoria. Nesses casos, diz ele, o profissional deve investir no marketing pessoal, fazendo-se mostrar ao mercado quer seja com a publicação de artigos ou com a construção de uma nova lista de contatos. “Relacionamento é fundamental em qualquer área e uma carreira bem construída tem grande chance de prosperar”, analisa.

Reflita sobre o que traz felicidade

Antes da mudança, no entanto, o coach sugere que o profissional tenha bem definido qual o propósito dessa reorganização da carreira. Itens como qualidade de vida, maiores remunerações e realização pessoal devem ser estudados para que a nova carreira possa deslanchar. “É preciso avaliar, antes de tudo, se há energia física e mental e saúde financeira para suportar os riscos da mudança”, conclui.

Trace um plano de ação para começar a nova carreira

Depois de definir para onde você quer conduzir a sua carreira, a dica é estruturar um plano de ação. 

  • O primeiro passo para isso é responder estas perguntas:
  • Que conhecimentos você precisa buscar?
  • Quais competências precisa desenvolver?
  • Que cursos podem colocar sua carreira no rumo certo?
  • Quem pode ajudar nessa empreitada?

Ao encontrar as respostas, é hora de estabelecer o plano e começar a colocar em prática. 

Pense fora da caixa 

Uma boa forma de dar pequenos passos em direção à sua nova carreira sem se arriscar demais é oferecendo seus serviços de forma pontual. Você quer fazer consultoria mas não tem experiência nisso? Comece pequeno, com pequenos clientes ou até com um trabalho voluntário. 

Se for possível permanecer no seu emprego atual por um tempo e levar as duas atividades paralelamente, melhor ainda. O risco financeiro é menor e isso ajuda a reduzir a pressão e o estresse envolvido em uma mudança de carreira.

Por fim, vale lembrar que nenhuma mudança de carreira é fácil. Você precisa de coragem para começar, consciência para entender que o começo pode ser complicado e, claro, perseverança para acreditar que se essa mudança for o melhor para você, tudo tende a dar certo. Boa sorte! 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.