A entrevista por competências é aquela em que o entrevistador pede que o candidato conte situações reais por que já passou que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.
Segundo os especialistas no assunto, este é o modelo que mais vem sendo adotado nos processos seletivos. “Essa técnica, aplicada na contratação de profissionais dos mais variados níveis de senioridade, é a mais frequente e difundida no mercado”, afirma Denise Barreto, sócia-fundadora da GNext Talent Group, especializada em recrutamento e seleção.
Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos, concorda com ela e ainda acredita que, apesar de a entrevista por competências não ser exatamente uma novidade, a tendência é de que sua utilização continue aumentando nos próximos anos. “Como as grandes empresas, principalmente as multinacionais, utilizam esse tipo de entrevista há bastante tempo, as pessoas que saem das grandes para empresas menores acabam replicando o mesmo modelo, mesmo que não saibam que nome ele tem”, afirma.
Como ocorre a entrevista por competências?
Como dito acima, na entrevista por competências, o entrevistador pede que o candidato relate algumas situações por que já passou que demonstrem como ele se comporta em determinados momentos. O teor da entrevista é tão comportamental que, muitas vezes, o entrevistador nem leva o currículo do candidato para checar informações. “Apenas pressupõe-se que ele tenha lido e que os pré-requisitos para a vaga tenham sido cumpridos”, diz Fernanda.
Quem dá as cartas é basicamente o entrevistador. “Ele sabe quais competências quer avaliar e, para isso, pede que o candidato conte exemplos concretos”, explica Fernanda. “O recrutador pode pedir, por exemplo, que o entrevistado relate uma situação em que precisou trabalhar em equipe”, explica Caroline Cobiak, consultora interna da área de Jovens Profissionais da Across, especializada em recrutamento para programas de estágio e trainee. “O que ele quer, na verdade, é avaliar o quanto o candidato tem essa competência desenvolvida.”
Para esse tipo de entrevista, você pode se preparar deixando frescos na memória exemplos de diversas situações em que precisou demonstrar algumas das suas principais competências. Faça um exercício antes da entrevista, organize esses momentos para evitar que o nervosismo gere aquele “branco” durante a conversa.
Gostou do texto? Então, conheça aqui outros tipos de entrevista de emprego.