Retornar ao trabalho após uma pausa que pode ter ocorrido porque você decidiu estudar, viajar, cuidar dos filhos pequenos ou de um familiar doente, por exemplo, gera uma lacuna no currículo que pode chamar a atenção do recrutador. Mas esse não deve ser motivo para você ficar em pânico no momento de retornar ao mercado de trabalho.
Tomando alguns cuidados, você pode construir a melhor justificação possível para essa pausa e ainda explicar de que forma a experiência que adquiriu pode ser interessante para a empresa em que você quer trabalhar.
Neste artigo você verá:
Como se preparar para retornar ao trabalho após pausa
Antes de atualizar o currículo e começar efetivamente a procurar uma vaga, é preciso analisar seus objetivos atuais, saber o que você pretende com esse retorno ao mercado de trabalho e o que você aprendeu enquanto esteve fora. Vamos lá.
Saiba o que você quer com esse retorno ao trabalho
Alguns pontos que você deve definir são:
- que tipo de função você quer ocupar? Você pretende voltar para a mesma área que deixou antes da pausa?;
- quanto você está disposto a ganhar? É preciso considerar que uma pausa na carreira pode significar uma remuneração menor na hora de retornar ao mercado;
- quais são os benefícios mais importantes para você neste momento? Plano de saúde, horário flexível, trabalho remoto?
- em que empresas você gostaria de trabalhar? Se a ideia for retornar para um antigo empregador, você pode ativar desde já o seu networking. Por outro lado, se você tiver uma lista de empresas dos sonhos para trabalhar, pode se focar nas vagas que elas estão oferecendo no momento;
- qual seu objetivo para o novo emprego? Você busca algo temporário ou quer voltar definitivamente?
Organize o que você aprendeu ou desenvolveu antes de retornar ao trabalho após pausa
Depois de avaliar esses pontos, é hora de pensar sobre o que você aprendeu e quais competências desenvolveu durante a pausa no trabalho. Confira alguns exemplos.
Trabalhar sob pressão e lidar com imprevistos
Se você fez uma pausa para cuidar de um familiar doente ou para criar filhos pequenos, pode ter aprendido a lidar com imprevistos e continuar firme mesmo sob pressão. São competências muito relevantes para as empresas.
Conhecimento de outros idiomas e culturas
Se você parou de trabalhar para viajar pelo mundo e conheceu outras culturas – muito diferentes da sua cultura original – e turbinou seu conhecimento de idiomas, essas também são competências interessantes para os empregadores. Se você viajou pela Ásia, por exemplo, pode se focar em empresas que busquem pessoas com conhecimento daquelas culturas e/ou idiomas. Se passou um tempo na Alemanha ou na Suíça, idem.
Flexibilidade e criatividade
Considerando que você pode ter parado de trabalhar formalmente por um tempo – seja pelo motivo que for, até o de ter perdido o emprego e não ter conseguido se recolocar – mas que teve de se virar para ganhar algum dinheiro, é bem possível que você tenha sido muito mais flexível e criativo do que costumava ser enquanto trabalhava em empresas. E sabe o que é melhor? Esse aprendizado pode ajudar você a conseguir seu próximo emprego porque muitas empresas precisam de profissionais exatamente com essas características.
Atualize seu currículo com esses aprendizados
Se está tentando retornar ao trabalho após pausa, é natural que seu currículo tenha aquela lacuna que citamos no início do texto. E tudo bem. O mais importante é incluir alguns dos aprendizados que você teve nesse período de pausa para deixar claro para o recrutador que você não parou de se desenvolver nesse período. Você pode incluir essa informação logo no resumo profissional, quando você se apresenta, fala da sua experiência profissional e já aproveita para mostrar as novas competências que acumulou.
Como explicar sua lacuna no currículo para retornar ao trabalho após pausa
Quando você estiver cara a cara com o recrutador, é muito provável que pergunte sobre o período em que você esteve fora do mercado de trabalho. Quando esta hora chegar, é muito importante ter a resposta pronta para falar com tranquilidade e segurança. Aqui vamos dar alguns exemplos de justificativas bem elaboradas para 5 situações comuns.
Você perdeu o seu emprego
Muita gente acha complicado falar sobre uma demissão, mas ter sido demitido de uma empresa não fará o recrutador ter menos simpatia por você.
É preciso apenas tomar o cuidado de não falar mal da ex-empresa ou do ex-chefe e se concentrar nas coisas positivas que você conseguiu enquanto estava lá.
Como explicar
“Infelizmente a empresa precisou cortar custos e, seguindo a política ‘último a entrar, primeiro a sair’, eu fui demitido. No entanto, estou orgulhoso dos resultados que alcancei enquanto estava lá. Meu ex-chefe, por exemplo, é até hoje alguém com quem troco ideias sobre minha carreira.”
Você se demitiu para viajar pelo mundo
O segredo, aqui, é mostrar como viajar pelo mundo contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e não falar apenas do quanto essa aventura foi divertida.
Além disso, se você fez alguma atividade remunerada ou voluntária durante esse tempo, pode contar como ela ajudou a desenvolver suas competências profissionais.
Como explicar
“Passei vários anos trabalhando em uma empresa em um cargo que exigia muito de mim. Como você deve ter visto no meu currículo, alcancei bons resultados lá. Em determinado momento, senti necessidade de buscar crescimento pessoal. O tempo que passei fora me ajudou a lidar com diferenças e me relacionar bem com pessoas de diferentes idades, experiências e culturas. Agora, estou pronto para voltar ao mercado de trabalho com mais energia e novos aprendizados na bagagem.”
Você decidiu voltar para a escola
Esse tipo de gap não é difícil de justificar, especialmente se o que você decidiu estudar é relevante para o cargo que você quer conquistar. A dica é evitar dizer que não você não sabia exatamente o que queria e, por isso, decidiu voltar para a escola e tentar novos caminhos.
Como explicar
“Minha ideia era aumentar as opções para minha carreira buscando treinamento/qualificação em X. Agora, estou buscando um emprego em que possa utilizar o conhecimento que adquiri. Esse cargo é perfeito para mim por isso…”
Você saiu do emprego por razões de saúde
A dica é não entrar em detalhes. Prepare antecipadamente uma explicação direta que você se sinta à vontade para compartilhar. Diga o quanto se sente orgulhoso por ter superado o desafio e traga a conversa de volta para o presente.
Como explicar
“Eu passei por um momento complicado física/emocionalmente e me afastei para me restabelecer o mais rápido possível. Estou satisfeito por ter superado esse desafio. Hoje sou uma pessoa mais forte e estou totalmente recuperado para me concentrar na próxima etapa da minha carreira.”
Você se afastou para cuidar da família
Lembre-se de que cuidar de doentes ou idosos – ou mesmo formar uma família – são trabalhos difíceis que requerem competências que agora você tem de sobra. Nenhum entrevistador deve fazer com que você se sinta mal por ter feito essa opção em algum momento da vida.
Se você teve tempo para manter seus conhecimentos atualizados, lembre-se de mencionar isso durante a conversa. Termine dizendo o quanto você está ansioso para se comprometer novamente com a sua carreira.
Como explicar
“Depois de pensar muito, decidi que a minha prioridade naquele momento era meu filho/minha mãe/minha esposa doente. Apesar de estar fora do mercado de trabalho, tomei cuidado para manter meus conhecimentos atualizados durante esse período. Agora, estou pronto para retomar minha carreira e usar todas as competências que desenvolvi nesse período.”
Por fim, lembre-se de que mentir no currículo ou na entrevista é sempre muito ruim. Por isso, quando o entrevistador perguntar sobre alguma lacuna do seu histórico, respire fundo, seja sincero e não fique na defensiva. Entenda simplesmente que o recrutador tem suas preocupações e faça de tudo para tranquilizá-lo mostrando que você está seguro e confortável com suas decisões.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.