Uma resposta bem pensada sobre seus pontos fracos pode destacar características que você tem e são importantes para a vaga.
Ninguém gosta de falar sobre seus pontos fracos na entrevista de emprego. Porém, essa é uma pergunta comum na conversa entre candidato e recrutador.
Por não ser uma das perguntas mais óbvias, o ideal é que você se prepare para chegar com a resposta na ponta da língua. Ou seja, entregando ao recrutador o que ele quer saber sem eliminar as suas chances de ser o candidato escolhido para a vaga.
O que são pontos fracos na entrevista de emprego
Quando alguém pergunta sobre seus pontos fracos na entrevista de emprego, o que a pessoa quer saber é se você tem o perfil profissional adequado para ocupar a vaga que você está disputando.
Como falar sobre seus pontos fracos na entrevista
Preparamos um pequeno guia para ajudar você a construir a melhor resposta para cada oportunidade.
1. Não seja inocente
Em primeiro lugar, é preciso entender que responder “Quais são os seus pontos fracos?” sem pensar no que vai dizer pode ser aquele tiro no pé que acaba com as suas chances de conseguir o emprego.
Essa é uma pergunta complicada que exige atenção e preparo.
Não é o caso, por exemplo, de você abrir o coração e dizer que odeia acordar cedo, que se tivesse dinheiro passaria a vida de festa em festa ou que seu sonho é ganhar uma herança para nunca mais ter de trabalhar.
2. Foque no profissional
Como dissemos, essa pergunta existe para o recrutador saber se você tem o perfil profissional adequado para ocupar a vaga que ele precisa preencher. O foco, então, são pontos fracos profissionais. Esqueça algo como “não sei cozinhar” (a menos que a vaga exija essa habilidade, claro) ou “nunca aprendi a nadar”.
3. Identifique seus pontos fracos positivos
Pode parecer uma definição esquisita, mas vamos explicar. Existem pontos fracos que são ruins para qualquer vaga em qualquer empresa. E existem pontos fracos que podem ser vistos como “positivos” em determinadas funções.
Por exemplo, se você não espera receber ordens para fazer o que sabe que deve ser feito, pode apontar essa característica como um ponto fraco.
No entanto, para uma empresa que busca alguém com autonomia, o seu “ponto fraco” pode ser um “ponto forte”. Entende? É nesse tipo de ponto fraco que você precisa apoiar a sua resposta.
4. Estude o anúncio da vaga
Para saber quais dos seus pontos fracos podem ser positivos para a vaga que você quer conquistar, a melhor estratégia é analisar cuidadosamente o próprio anúncio de emprego.
Quando a empresa diz que procura um profissional com boa capacidade de comunicação, iniciativa e senso de dono, ela está dando boas dicas sobre o perfil profissional que procura.
Se o anúncio não entregar muita informação, vale a pena pesquisar a empresa, seu site, suas redes sociais, sua cultura e o que vem sendo publicado pela imprensa sobre ela. Há pistas por todos os lados.
5. Relacione pontos em comum entre seu perfil e o perfil que a empresa procura
Seguindo o exemplo acima, avalie se você é um bom comunicador, se consegue se autogerenciar para fazer o que deve ser feito sem que alguém tenha de dizer e se você veste a camisa da empresa, trabalhando como se ela fosse sua.
6. Transforme um ponto positivo em ponto fraco positivo
Vamos imaginar que você seja a pessoa com iniciativa. É isso o que a empresa busca, certo? E como você fala sobre esse ponto positivo se a pergunta é sobre seus pontos fracos? Invertendo a lógica. Ou seja, você pode dizer que um ponto fraco seu é não saber esperar ordens para fazer o que você sabe que deve ser feito.
Entenda que este é o que chamamos de ponto fraco positivo porque ele é um ponto fraco para alguns cargos, mas para este (especificamente), é um ponto positivo. Entendeu a lógica?
7. Seja sincero(a)
A ideia é fazer essa inversão para dois ou três pontos fracos positivos que você conseguir identificar no anúncio da vaga, no site, nas redes sociais etc. É importante, porém, que você seja sincero e fale apenas sobre pontos que você realmente tem.
Não faça parecer que você é um profissional com iniciativa se você não for isso de verdade. O recrutador é uma pessoa treinada para perceber mentiras durante a conversa. Além disso, ainda que você passe pela seleção e seja contratado, se não tiver realmente o perfil adequado para a vaga, provavelmente terá vida curta por lá.
8. Prepare exemplos que demonstrem esses pontos fracos
É possível ainda que o recrutador pergunte sobre situações em que você teve de lidar com esse ponto fraco. Por isso, deixe alguns exemplos frescos na memória.
Por exemplo, você alguma vez tomou a iniciativa de organizar alguma coisa que visivelmente precisava ser organizado sem que seu chefe dissesse isso? Conte essa história, dê detalhes, fale sobre o resultado. O que você pensou ao fazer isso? Como fez? O que aconteceu quando seu chefe viu? É por aí.
Esperamos que tenha ajudado. Se tiver mais dúvidas, veja um guia completo sobre o que falar na entrevista de emprego!
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.