Durante a entrevista de emprego, é comum que o entrevistador pergunte quais são seus pontos positivos e negativos – ou quais são seus pontos fortes e fracos, que é outra forma de fazer a mesma pergunta. Ter uma boa resposta preparada é fundamental para entregar o que o entrevistador quer saber sem eliminar suas chances de ser o escolhido para a vaga.
Neste artigo você verá:
Pontos positivos e negativos: o que o recrutador quer saber
De modo geral, o recrutador quer saber se o seu perfil está alinhado ao perfil da vaga que ele precisa preencher. E aqui vale uma explicação. O perfil profissional adequado para uma determinada vaga pode ser totalmente diferente do perfil adequado para outra. Ainda que as duas sejam para o mesmo cargo, cada empresa define o perfil profissional que busca para ocupar suas posições.
Em determinada empresa, por exemplo, pode ser que um profissional tímido, que prefere trabalhar nos bastidores, seja mais adequado do que o profissional que adora falar em público. O que isso quer dizer? Que algumas características – e mesmo competências – não são necessariamente boas ou más, mas adequadas ou inadequadas. A timidez, como dissemos, é uma delas. A capacidade de falar em público é outra.
Por outro lado, alguns pontos negativos sempre pesam contra a sua imagem, independentemente da empresa ou do cargo em questão. Dificuldade para cumprir prazos é um deles. Falta de concentração é outro. Entende a diferença?
Como preparar sua resposta sobre seus pontos positivos e negativos
No momento da entrevista, o entrevistador pode perguntar sobre seus pontos fortes e fracos de diversas formas. Uma forma bastante comum de puxar esse assunto é pedir para você listar três pontos positivos e três pontos negativos sobre você. Confira agora como preparar a sua fala entregando a informação que ele busca (se você é ou não adequado para a vaga) sem prejudicar a sua imagem (alguns pontos negativos são sempre negativos, lembra?).
1. Liste seus pontos fortes e fracos (com sinceridade)
O primeiro ponto para falar sobre seus pontos positivos e negativos é ter autoconhecimento. Portanto, comece a pensar sobre o que você tem de melhor profissionalmente e o que ainda precisa melhorar. Faça uma lista com os principais pontos. É muito importante ser verdadeiro consigo mesmo, ok?
2. Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta
O anúncio da vaga é um excelente ponto de partida para você estruturar sua resposta porque ele já entrega muitas pistas sobre o perfil profissional que a empresa busca.
Vamos usar como exemplo este anúncio de vaga para Analista de Marketing Digital.
“Características desejadas:
perfil proativo, criativo e flexível;
boa comunicação interpessoal;
facilidade no trabalho em equipe e com colaboração.
Conhecimentos necessários:
conhecimento em ferramentas de automação de marketing;
preparação e uso de landing pages;
familiaridade com metodologias ágeis.”
O que ele entrega? Lendo atentamente o anúncio, podemos deduzir que a empresa esteja procurando alguém com esse perfil. E são essas as informações que você deve usar para explicar quais são seus pontos fortes e fracos – sem mentir.
3. Pontos positivos: foque sua resposta no que a empresa procura
A dica é destacar os pontos positivos que você tem (aqueles que você listou no item 1 deste passo a passo) e que sabidamente a empresa está buscando.
Se você estivesse se candidatando à vaga de Analista de Marketing Digital que usamos como exemplo, você poderia destacar três pontos positivos interessantes:
- eu sou comunicativo, gosto de estabelecer contato com todas as áreas e níveis da empresa porque acho que assim todo mundo consegue trabalhar melhor;
- adoro metodologias ágeis, acabei de terminar um curso sobre isso e pretendo continuar me especializando no assunto;
- sempre acompanho tendências da área de marketing e tecnologia.
4. Pontos negativos: escolha cuidadosamente o que você vai falar
É nesta hora que você pode colocar tudo a perder, por isso é muito importante ficar atento para construir a melhor fala possível para seus pontos negativos.
Para começar, volte ao anúncio da vaga. A dica é eliminar qualquer dificuldade que você tenha com as características desejadas. Você não precisa mentir (não é essa a ideia), mas também não precisa jogar pelos ares suas chances de conquistar o emprego, certo?
Novamente utilizando o exemplo acima, você pode destacar como pontos negativos características suas que poderiam ser ruins para outras vagas, mas que, para esta, são bem-vindas. Por exemplo, se você costuma ter dificuldade para cumprir ordens porque observa a situação e começa a trabalhar sem que ninguém precise “mandar”, este pode ser um ponto de destaque aqui.
Aqui vão alguns de pontos negativos que podem ser positivos para a vaga do nosso exemplo:
- eu não consigo esperar que me digam o que fazer. Costumo me organizar e ir fazendo o que acho que deve ser feito (ou seja, em outras palavras, você é proativo, que é o que a empresa busca);
- não gosto muito de trabalhar sozinho, sabe? Prefiro um ambiente em que todo mundo pode opinar para melhorar a entrega geral (em outras palavras, você gosta de trabalhar em equipe e de forma colaborativa);
- tenho dificuldade para trabalhar em empresas muito fechadas a sugestões porque gosto de pensar e oferecer ideias para novos produtos ou melhoria de processos (ou seja, você é criativo).
Entendeu a lógica? Agora a missão é ler o anúncio e encontrar o match entre os seus pontos positivos e negativos (que podem ser positivos para o perfil que a empresa busca) e os requisitos da vaga. Mais uma dica? Seja verdadeiro. O recrutador é experiente nisso e vai perceber se você estiver apenas querendo “parecer” o candidato ideal. Feito? 😉
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.