home – VAGAS Profissões https://www.vagas.com.br/profissoes Um novo olhar para sua carreira. Tue, 28 Jun 2022 14:41:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.2 7 dicas imbatíveis para conseguir emprego pelo VAGAS.com.br https://www.vagas.com.br/profissoes/conseguir-emprego-pelo-vagas/ https://www.vagas.com.br/profissoes/conseguir-emprego-pelo-vagas/#respond Wed, 13 Jul 2022 05:27:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=17940 Se você tem dúvidas sobre como conseguir emprego pelo VAGAS.com.br utilizando o site ou aplicativo, acompanhe as dicas a seguir e aproveite ao máximo as mais de 6 mil oportunidades de emprego divulgadas mensalmente no portal.  Como conseguir emprego pelo VAGAS.com.br Para candidatar-se  às oportunidades divulgadas no VAGAS, é necessário fazer um cadastro.  Depois dessa […]

The post 7 dicas imbatíveis para conseguir emprego pelo VAGAS.com.br appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Se você tem dúvidas sobre como conseguir emprego pelo VAGAS.com.br utilizando o site ou aplicativo, acompanhe as dicas a seguir e aproveite ao máximo as mais de 6 mil oportunidades de emprego divulgadas mensalmente no portal. 

Como conseguir emprego pelo VAGAS.com.br

Para candidatar-se  às oportunidades divulgadas no VAGAS, é necessário fazer um cadastro.  Depois dessa etapa, é hora de iniciar o preenchimento do seu perfil com suas informações pessoais e profissionais.  Com todos os campos preenchidos você já pode se candidatar às oportunidades. Agora vamos às dicas para conseguir seu emprego pelo VAGAS.com.br :).

1.  Insira o máximo de informações no currículo 

Não se esqueça: você conhece sua história, mas as outras pessoas não. Seja o mais específico que puder, respeitando as funções de cada campo. Por exemplo, no momento de descrever sua experiência profissional, garanta que é possível compreender as atividades que você realizou nos cargos anteriores.

É comum as pessoas escreverem suas experiências e assumirem que algumas atividades são óbvias e que não é necessário detalhá-las, mas é preciso garantir que tudo esteja escrito de forma prática e objetiva. 

Lembre-se que quando um recrutador(a) ler seu currículo, você não estará lá para explicar e contextualizar cada linha.  O currículo precisa contar sua história sozinho. Essa é a sua principal função. 

Percentual de preenchimento do currículo: fique de olho!

Para você ter ideia do quanto seu currículo está preenchido, preste atenção à barra lateral que acompanha a rolagem da página. 

Ela indica se o seu currículo está com um bom percentual de preenchimento. 

O ideal é estar 100%, mas, caso a barra fique verdinha, já é o suficiente para você saber que seu perfil está completo.

Na aba “O que falta”, você pode conferir quais dados não foram preenchidos.

Coloque-se no lugar de quem está recrutando

Para saber se as informações do seu currículo estão claras, faça um exercício: releia  tudo desde o início. A ideia é que você se coloque no lugar de uma pessoa que não te conhece e que precisa avaliar quem você é e como pode contribuir para uma determinada posição. 

Sua formação acadêmica está correta e clara? E as atividades em que você tem experiência?  Vale fazer esse exercício com outra pessoa também, como um teste. Peça para alguém ler seu currículo e dar um feedback. Se ficarem dúvidas ou descrições genéricas, que não esclarecem sua experiência, detalhe ou complemente as informações.

2. CV atualizado tem mais chances de conseguir emprego pelo VAGAS.com.br

As empresas que estão contratando dão preferência para visualizar currículos que foram recentemente atualizados. 

Recrutadores(as) precisam saber que as informações dos profissionais estão corretas porque isso minimiza a possibilidade de entrar em contato e o número de telefone estar indisponível, por exemplo.

Outra razão para manter o currículo atualizado é que, no VAGAS.com.br, as empresas que utilizam a plataforma podem buscar ativamente por currículos no nosso banco de profissionais. Ou seja, mesmo que você não se candidate a uma vaga, pode ser considerado para uma oportunidade de emprego!

Veja mais detalhes no guia definitivo da VAGAS.com para atualizar o currículo.

3. Palavras-chave: saiba utilizá-las

Não é novidade que os sistemas para contratação de pessoas buscam currículos de acordo com termos específicos sobre a área do profissional. Mas, ainda assim, poucas pessoas sabem tirar proveito desse mecanismo.

A dica é: antes de se candidatar às vagas, faça uma busca pelas oportunidades alinhadas ao seu interesse. Observe as palavras utilizadas no cargo e na descrição das vagas. 

Depois, veja se o seu currículo utiliza as mesmas nomenclaturas e faça os ajustes necessários. Provavelmente os recrutadores buscarão por esses termos na hora de escolher quais currículos irão visualizar.

Dica bônus: pesquise em nossa página de cargos aquele que corresponde ao seu momento atual. Confira quais são as palavras mais utilizadas no currículo de outros profissionais e atualize suas informações.

4. Invista em vagas adequadas ao seu perfil

Antes de se candidatar a uma vaga, é muito importante prestar atenção nos requisitos que ela tem. Isso porque não vale a pena investir em uma candidatura para um cargo que não está alinhado à sua formação ou à sua experiência. É muito comum que candidatos que tentam participar de muitos processos seletivos não recebam qualquer retorno das empresas. Se for o seu caso, vale a pena se perguntar: quantas das vagas a que você se candidatou realmente estavam alinhadas ao seu perfil?

Se a vaga diz que é necessário ter formação em Ciências Contábeis e você estudou Marketing, ela não é para você. O mesmo vale para o caso, por exemplo, de a empresa procurar alguém com inglês avançado. Se o seu conhecimento do idioma ainda for básico, vale a mais a pena procurar outra oportunidade do que se empenhar nesta candidatura. 

Sabe por quê? É simples: as empresas aplicam critérios de ordenação nos currículos e rapidamente desconsideram aqueles que não atendem às especificações da vaga.  Ou seja, não vai acontecer de o recrutador olhar para o seu currículo e pensar “ah, ok, ele não preenche este requisito, mas podemos trabalhar isso”. Se for realmente um requisito e você não preencher, o currículo nem chegará aos olhos do recrutador. 

5. Acompanhe as recomendações de vagas por e-mail

Entendemos que na correria do dia a dia, nem sempre é possível acompanhar as vagas publicadas diariamente no site e aplicativo do VAGAS.com.br. 

Para você não perder tempo, ative o serviço de alerta de vagas (na página de serviços) e receba as oportunidades alinhadas ao seu objetivo profissional por e-mail.  Assim, você pode acompanhar as vagas que foram abertas e visualizar apenas as que te interessarem. Depois é só se candidatar. 

Desse jeito, procurar um emprego pode ser mais prático e menos trabalhoso. Caso tenha dúvidas sobre esse recurso, acesse nosso canal de ajuda e veja como criar um alerta de vagas.

6. Instale o aplicativo para conseguir emprego pelo Vagas.com

Além de poder buscar, visualizar e se candidatar às vagas gratuitamente pelo site, você também pode fazer tudo isso pelo aplicativo, no seu celular. 

Assim, você ganha agilidade para acompanhar e se candidatar às oportunidades abertas.

Com o aplicativo, você pode: 

  • Salvar suas buscas e ser notificado quando novas vagas forem abertas;
  • Receber recomendações de vagas pelo “Match do dia” (funcionalidade exclusiva do app);
  • Ver as descrições e informações das vagas de emprego;
  • Acompanhar o andamento do processo seletivo no seu histórico de candidaturas;
  • Atualizar seu currículo a qualquer hora. 

O aplicativo da VAGAS.com está disponível para Android e para iOS. Se quiser saber mais detalhes sobre ele, visite nossa página sobre o applicativo.

7. Aproveite os conteúdos sobre carreira

Além do nosso portal de conteúdo VAGAS Profissões, você conta com outros canais que podem te ajudar a se desenvolver profissionalmente e a conseguir uma oportunidade de trabalho. 

Acompanhe nossas postagens nas redes sociais, em que sempre compartilhamos dicas e novidades sobre oportunidades de emprego e mercado de trabalho. Estamos no Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter.

Se você prefere um formato mais dinâmico, se inscreva em nosso canal do YouTube. Você encontrará vídeos sobre carreira, lives com especialistas do mercado de trabalho, além de outros conteúdos. Ative as notificações e não perca nenhuma novidade.

Na busca por emprego o verbo é “persistir”

Sabemos que, infelizmente, não há vagas de emprego para atender ao grande número de desempregados no país.

Vivemos em um cenário cujas vagas de emprego são concorridas por várias pessoas. 

Por isso, é necessário se manter atualizado, desenvolver novas competências e formações.

Melhorar sempre o currículo e fazer networking são estratégias muito importantes, mas acima de tudo, persistir é fundamental. 

Ficamos muito felizes quando as pessoas conseguem um emprego com o VAGAS, e sabemos das dificuldades para alcançar isso. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar todos que buscam uma recolocação profissional a tirar o melhor proveito da nossa plataforma, gratuitamente.

Vídeo Bônus: Como fazer um currículo online incrível

Quer conseguir um emprego agora? Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

The post 7 dicas imbatíveis para conseguir emprego pelo VAGAS.com.br appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/conseguir-emprego-pelo-vagas/feed/ 0
Vagas falsas: saiba identificar golpes disfarçados de oportunidades https://www.vagas.com.br/profissoes/como-reconhecer-vagas-falsas-na-internet/ https://www.vagas.com.br/profissoes/como-reconhecer-vagas-falsas-na-internet/#respond Mon, 11 Jul 2022 04:48:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=14303 Nem sempre é fácil perceber que algumas ofertas de emprego são, na verdade, vagas falsas que servem de isca para atrair pessoas para possíveis golpes. Aqui na Vagas, sempre desenvolvemos melhorias para garantir a segurança dos nossos usuários. Ainda assim, queremos te alertar sobre possíveis situações fraudulentas e indicar formas de identificar esse tipo de […]

The post Vagas falsas: saiba identificar golpes disfarçados de oportunidades appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Nem sempre é fácil perceber que algumas ofertas de emprego são, na verdade, vagas falsas que servem de isca para atrair pessoas para possíveis golpes. Aqui na Vagas, sempre desenvolvemos melhorias para garantir a segurança dos nossos usuários. Ainda assim, queremos te alertar sobre possíveis situações fraudulentas e indicar formas de identificar esse tipo de situação. 

Como reconhecer golpes e vagas falsas de emprego

A seguir você verá alguns tipos de fraudes que podem ocorrer durante a sua busca de emprego. Tente memorizar estes exemplos para evitar que pessoas mal intencionadas tirem o seu sossego – ou até o dinheiro, em casos mais graves – com vagas falsas. 

O anúncio da vaga joga para um site estranho

Quando um anúncio de vaga leva para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego, pode desconfiar. Os anúncios da Vagas levam sempre para o Vagas.com.br ou para o próprio site da empresa.

Anúncios que levam para sites desconhecidos podem apenas querer pegar suas informações para montar um banco de dados e depois oferecer produtos e serviços. Possivelmente sejam vagas falsas – fique atento. 

Você se candidata e imediatamente recebe uma ligação

Outro sinal claro de que uma oportunidade não é verdadeira é receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. Neste tipo de fraude, alguém usa os dados que você acabou de preencher para entrar em contato e oferecer algum produto ou serviço.

Se isso acontecer, a dica é não assinar e não comprar nada, nem compartilhar dados bancários. É possível que você tenha caído em uma armadilha. 

A vaga é muito genérica

Se você encontrar um anúncio que vale para qualquer candidato, fique esperto. É possível que seja apenas um chamariz para uma empresa que quer montar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes. 

Um exemplo de vaga genérica é “profissional de tecnologia com função generalista que tenha mais de dois anos de experiência”.

Alguém convida você em nome da Vagas para participar de um processo seletivo

A Vagas não entra em contato com o candidato por canais informais para convidá-lo a participar de um processo seletivo. Portanto, se você receber um contato em nome da Vagas por Whatsapp ou telefone, fique muito atento.

Além disso, a Vagas não é responsável pela condução do processo seletivo. O que fazemos aqui é fornecer a tecnologia para que empresas e candidatos se encontrem.

Os processos são conduzidos pelas próprias empresas anunciantes ou por consultorias de recrutamento contratadas por essas empresas. Portanto, qualquer contato desse tipo em nome da Vagas é golpe.

Você precisa pagar para participar do processo seletivo 

Redobre sua atenção caso alguém entre em contato com você em nome da Vagas pedindo que você pague qualquer coisa para participar de um processo de seleção. É fraude.

Reforçamos que a Vagas não cobra qualquer serviço dos profissionais. Lembre-se: a Vagas é 100% gratuita para os candidatos. Você não paga nada para utilizar nosso site e nem para se inscrever nas oportunidades anunciadas em nosso portal, combinado? Leia mais em App Vagas é gratuito e oferece oportunidades em mais de 3 mil empresas e 9 motivos para usar o site de emprego Vagas.com.br.

Você precisa pagar por um curso necessário para sua contratação

Se alguém te abordar pedindo que pague por um curso para fazer parte do processo seletivo também é fraude. Como dissemos, a Vagas não cobra qualquer serviço do candidato.

Você precisa fornecer informações pessoais por telefone ou whatsapp

Não forneça informações pessoais ou profissionais, seja por telefone ou whatsapp, para qualquer pessoa que entre em contato com você em nome da Vagas.

Nós não solicitamos esses dados fora dos nossos canais oficiais, que são nosso site e nosso aplicativo. Portanto, trata-se também de um golpe para obter informações suas. 

A comunicação é confusa e tem muitos erros de digitação 

Este também é um indício de fraude porque, geralmente, empresas sérias fazem contatos bem redigidos e com uma comunicação clara e profissional.

A dica vale para qualquer contato feito em nome de uma empresa que você considera séria, mas que parece estranha e mal formatada. 

Vagas falsas costumam ter um história muito longa e improvável

Se uma empresa que não tem escritório no Brasil, por exemplo, entrar em contato com você contando alguma história longa e confusa, e pedindo informações incomuns para um processo seletivo, fique bem atento.

Pode ser uma forma de obter informações sobre sua casa e sua família de forma ilícita. O que fazer? Simples: não compartilhe qualquer informação.

Você precisa ir presencialmente para saber sobre a oportunidade

Algumas empresas que vendem cursos criam oportunidades falsas como forma de atrair pessoas. Caso alguém entre em contato dizendo que apenas pode falar sobre as oportunidades presencialmente, é bem provável que não exista vaga alguma. Normalmente, essa conversa é uma isca para atrair alunos para cursos que prometem recolocação profissional.

Como se proteger contra golpes e vagas falsas 

Existem alguns cuidados que você pode tomar em qualquer situação para se proteger de fraudes. Confira abaixo as nossas dicas e tente segui-las mesmo que você não tenha indícios de estar passando por uma fraude. 

São eles:

  • Nunca faça transferências de dinheiro ou pagamentos para pessoas ou empresas que dizem cobrar esses valores para participação em processos seletivos ou para cursos necessários para uma suposta contratação;
  • Não dê informações ou dados pessoais para pessoas que se dizem ser da Vagas;
  • Nunca envie imagens (prints) ou informações do seu perfil no Vagas para pessoas que fazem essa solicitação. Toda empresa que usa a nossa tecnologia tem acesso às informações do seu perfil profissional. Essas empresas não vão pedir que você envie isso novamente para elas. 

O que fazer se você desconfiar de vagas falsas ou golpe 

Além de tomar esses cuidados, se você identificar alguma das situações que descrevemos e desconfiar que está sendo vítima de uma fraude, as nossas orientações são estas:

  1. verifique o nome da empresa que se diz interessada em você. Basta buscar na internet e verificar se ela existe e o que dizem sobre ela;
  1. se encontrar canais oficiais da empresa, entre em contato e confirme as informações sobre o processo seletivo;
  1. sempre que possível, pergunte nome e sobrenome da pessoa, e o nome correto da empresa que ela diz representar. Procure no Google por esse nome e verifique se a pessoa existe e se trabalha realmente naquela empresa na área de recrutamento e seleção;
  1. fique atento ao número de telefone e ao remetente do e-mail usados no contato. Empresas sérias não usam nomes, remetentes ou fotos de perfil informais ou estranhos para entrar em contato. Normalmente, o email é nomedapessoa@nomedaempresa.com.br;
  1. pergunte como a pessoa obteve seu contato. Caso a resposta não seja clara, insista na pergunta.

Esperamos que essas situações não ocorram com você, mas, se acontecerem, queremos que você esteja preparado para identificá-las e possa se manter seguro. Em caso de dúvida, entre em contato conosco em nosso Canal de Ajuda aos Candidatos

Cadastre seu currículo no Vagas.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

The post Vagas falsas: saiba identificar golpes disfarçados de oportunidades appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/como-reconhecer-vagas-falsas-na-internet/feed/ 0
Veja como atualizar seu currículo para mudar de área https://www.vagas.com.br/profissoes/veja-como-atualizar-seu-curriculo-para-mudar-de-area/ https://www.vagas.com.br/profissoes/veja-como-atualizar-seu-curriculo-para-mudar-de-area/#respond Thu, 07 Jul 2022 03:10:58 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=13063 Fazer um currículo para mudar de área gera muitas dúvidas no profissional que decide encarar essa transformação. Nem sempre é óbvio saber o que deve ser destacado, como esse objetivo de mudança precisa ser demonstrado e de que forma a sua experiência pode ser valorizada nesse momento. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, ouvimos a especialista […]

The post Veja como atualizar seu currículo para mudar de área appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Fazer um currículo para mudar de área gera muitas dúvidas no profissional que decide encarar essa transformação. Nem sempre é óbvio saber o que deve ser destacado, como esse objetivo de mudança precisa ser demonstrado e de que forma a sua experiência pode ser valorizada nesse momento. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, ouvimos a especialista no assunto Pamela Braga, sócia do Fesap Group, consultoria de executive search e de estratégia de capital humano. Confira suas recomendações.

Como criar um currículo para mudar de área

1. Evidencie suas competências

Mesmo que a sua intenção seja conseguir vaga em que você ainda não tem experiência, o currículo para mudar de área precisa evidenciar as competências que você possui e aplicou nas experiências profissionais já vividas até o momento. Por exemplo, se você está na área de RH e quer mudar para a área financeira, que competências acredita que façam a diferença para atuar na área pretendida? “Eu entendo que um profissional com perfil analítico, detalhista e organizado lida bem com rotinas e processos”, afirma ela. “Logo, tende a se sair muito bem na área financeira.

2. Valorize cursos e especializações

O ideal, claro, é dar destaque para cursos que estejam ligados ao seu novo objetivo. Buscar esse tipo de formação, aliás, é uma boa forma de preparar a mudança de área e demonstrar que você tem um plano estruturado e está buscando esse movimento conscientemente.

3. Não menospreze seu histórico profissional

Pamela não recomenda que você resuma seu histórico profissional na área ou na carreira anterior quando estiver atualizando seu currículo para procurar emprego em uma área nova para você. Ao descrever suas experiências, a dica é ressaltar os pontos que podem ter alguma ligação com as atividades da área pretendida. “Isso será um diferencial e tornará o currículo atrativo visualmente”, explica.

4. Reforce seu objetivo

Você pode deixar clara a sua vontade de mudar de área já no campo “objetivo” do currículo. Se for convidado para uma entrevista, também é essencial reforçar esse fato pessoalmente. “É necessário que o candidato esteja muito decidido sobre a mudança”, afirma Pamela. “Seu discurso precisa ser objetivo e claro para o recrutador.”

5. Demonstre que você é multidisciplinar

De acordo com Pamela, o mais difícil na mudança de área é de fato encontrar uma oportunidade. “Infelizmente, ainda temos um mercado em desenvolvimento no Brasil, que se prende à experiência vivida pelo profissional para trabalhar na posição/área”, lamenta. Mas isso não é motivo para você desanimar. Como ela mesma reforça, o mercado vem exigindo, cada vez mais, que os profissionais tenham versatilidade e a facilidade para se adaptar a diversas funções. “A ideia é, de fato, ter um profissional multidisciplinar”, afirma.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. =

The post Veja como atualizar seu currículo para mudar de área appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/veja-como-atualizar-seu-curriculo-para-mudar-de-area/feed/ 0
Estágio e trainee: quais são as diferenças https://www.vagas.com.br/profissoes/diferenca-estagio-trainee/ https://www.vagas.com.br/profissoes/diferenca-estagio-trainee/#respond Wed, 06 Jul 2022 15:32:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=19288 Você não vê a hora de começar a trabalhar na sua área, mas ainda não entendeu bem a diferença entre estágio e trainee e não sabe qual deles está mais alinhado ao seu momento de carreira? Fique tranquilo porque esta confusão é bastante comum, especialmente no final do semestre, quando muitas empresas abrem inscrições para […]

The post Estágio e trainee: quais são as diferenças appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Você não vê a hora de começar a trabalhar na sua área, mas ainda não entendeu bem a diferença entre estágio e trainee e não sabe qual deles está mais alinhado ao seu momento de carreira? Fique tranquilo porque esta confusão é bastante comum, especialmente no final do semestre, quando muitas empresas abrem inscrições para seus programas de estágio e trainee

Embora os dois tipos de programas sejam focados em jovens estudantes e recém-formados, cada um tem suas características bem definidas. Depois de ler este post, pode acreditar, você vai saber certinho qual deles é mais indicado para você e poderá se preparar para conquistar sua vaga da melhor forma possível. 

Qual a diferença entre estágio e trainee?

A principal diferença entre estágio e trainee é que o estágio é voltado a estudantes que ainda estão cursando educação superior, técnico ou ensino médio, enquanto o trainee deve estar cursando o último ano da graduação ou ser formado há, no máximo, 3 anos. 

Quais as funções do trainee e do estagiário?

Como os programas são voltados a diferentes momentos da vida acadêmica, existem também muitas diferenças entre as funções de estagiário e trainee. Vamos a elas. 

Trainee

Programas de trainee costumam ser disputadíssimos entre os jovens profissionais. Não é à toa, já que o cargo de trainee normalmente prepara um jovem profissional de alto potencial para assumir cargos de gestão dentro da empresa. Além disso, o trainee costuma ter uma remuneração compatível com a de um profissional júnior, o que, para um estudante de último ano ou recém formado, é bem atrativa. 

Como o foco é preparar o profissional o mais intensamente possível, o trainee é logo colocado à prova para assumir desafios, propor soluções e interagir com diversas áreas da empresa. Ao longo do programa, ele também recebe treinamentos e, normalmente, tem contato com o alto escalão da empresa. 

As funções do trainee variam muito de acordo com a empresa ou a área em que ele vai atuar e não necessariamente têm de estar relacionadas à sua área de formação. Um recém-formado em Engenharia Civil pode se candidatar a um programa de trainee de um banco, por exemplo, para desenvolver carreira em uma instituição financeira. Isso porque a vaga de trainee não é associada a qualquer instituição de ensino. Ela é, na realidade, uma vaga CLT como qualquer outra – com todos os seus benefícios e suas obrigações legais. Portanto, quem define as funções do trainee é a empresa contratante, independentemente de ele já estar formado ou cursando o último ano da graduação. 

Outra característica interessante da vaga de trainee é que muitos programas oferecem um job rotation, isto é, fazem o trainee passar por diversas áreas ou funções para acelerar seu desenvolvimento de conhecimentos e competências. 

O programa de trainee também tem duração bem variada, entre 6 meses e 3 anos. Como o objetivo da empresa é acelerar o desenvolvimento de jovens profissionais para assumir cargos iniciais de gestão, os trainees continuam na empresa após o término do programa, desde que, é claro, consigam entregar o que a empresa espera deles. 

Estagiário

Diferentemente do trainee, o estágio tem uma regulamentação própria que não segue as regras das contratações CLT. A ideia é que o estagiário tenha oportunidade de colocar em prática os conteúdos que aprende na graduação, no curso técnico ou no Ensino Médio. 

Outra diferença importante é que o estágio precisa ser aceito pela instituição de ensino do estudante e, para que isso ocorra, precisa estar relacionado ao curso que ele faz.

O estágio não tem duração mínima obrigatória, mas pode ser renovado por, no máximo, dois anos. Essa, aliás, é outra diferença clara entre programa de estágio e programa de trainee. Enquanto o programa de trainee quer desenvolver profissionais para assumir outros cargos na empresa, o programa de estágio tem um ciclo mais bem definido, em que o estagiário chega, exerce suas funções como estagiário por até dois anos e depois deixa a empresa para que outros estagiários tenham essa oportunidade. 

Há casos, claro, em que o estagiário é contratado pela empresa no final do programa. No entanto, essa possibilidade costuma depender mais de a empresa ter vaga para ele naquele momento do que do seu desempenho durante o estágio. Ou seja: ainda que você supere as expectativas como estagiário, se não houver uma vaga para contratação efetiva, a empresa não poderá mantê-lo ali. 

Quem pode ser estagiário?

Para ser estagiário você precisa estar matriculado e ter frequência regular em algum curso de educação superior, curso técnico ou ensino médio. A lei sobre Estágio não limita a idade do profissional para se tornar estagiário, desde que ele cumpra essas condições acima. Se você está nesse momento e quer saber mais sobre estágio, confira nosso post completo O que você precisa saber para ser estagiário.

Quem pode ser trainee?

Como dissemos, o trainee não é um programa com regulamentação própria. Por isso, quem decide o perfil de trainee que quer contratar é a própria empresa contratante. Em geral, é requisito estar no último ano da graduação ou ter se formado há no máximo três anos. Esse critério, no entanto, é apenas um padrão e não uma obrigação que as empresas tenham que seguir. 

Se você está terminando a graduação ou se formou há pouco tempo, saiba como conquistar sua vaga no nosso post 5 passos para entrar em um programa de trainee

Agora que você tirou a dúvida, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de estágio e trainee. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui. E boa sorte!

The post Estágio e trainee: quais são as diferenças appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/diferenca-estagio-trainee/feed/ 0
Como fazer uma transição de carreira para TI e conquistar vagas de emprego https://www.vagas.com.br/profissoes/transicao-de-carreira-para-ti/ https://www.vagas.com.br/profissoes/transicao-de-carreira-para-ti/#respond Mon, 04 Jul 2022 12:30:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=19918 A vontade de trabalhar em um mercado com muitas oportunidades de emprego e crescimento é o que move profissionais em busca de transição de carreira para TI. Se este for o seu caso, pode ficar animado. Esta área que já vinha aquecida nos últimos anos ficou ainda mais abrangente depois da pandemia.  Mudar de carreira […]

The post Como fazer uma transição de carreira para TI e conquistar vagas de emprego appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
A vontade de trabalhar em um mercado com muitas oportunidades de emprego e crescimento é o que move profissionais em busca de transição de carreira para TI. Se este for o seu caso, pode ficar animado. Esta área que já vinha aquecida nos últimos anos ficou ainda mais abrangente depois da pandemia. 

Mudar de carreira pode ser algo assustador, mas é uma realidade entre brasileiros depois dos anos de isolamento social. As pessoas começaram a valorizar boas condições de trabalho e desenvolvimento profissional em conjunto com um bom salário e oportunidades. Por isso, aumentaram as buscas por transição de carreira para TI. 

Não é de se estranhar: há anos o mercado está aquecido para os profissionais da Tecnologia da Informação. A transformação digital e aumento do uso de tecnologias em todas as áreas potencializaram as vagas de emprego para a área. 

Quer dar o primeiro passo e começar a atuar na área? Então continue conosco, ensinaremos como fazer uma transição de carreira para TI e, ainda, conquistar a tão sonhada vaga de emprego!

Por que há muita busca por transição ao mercado de TI?

Primeiramente, isso aconteceu porque as empresas precisaram investir no digital para sobreviver. Os profissionais da área passaram a ser mais valorizados, significando melhores salários. 

Além disso, muitos profissionais que moram no Brasil passaram a trabalhar para empresas dos Estados Unidos ou da Europa, ganhando em moeda estrangeira e tudo. Essa possibilidade de trabalhar remotamente para empresas de qualquer lugar do mundo é um forte atrativo.

Há também pessoas que não se sentem felizes na área em que estão, e começam a buscar informação e cursos online. Em muitos casos, é possível descobrir o interesse e habilidades para atuar nas áreas de tecnologia.

Em geral, a formação acadêmica pode ser mais facilmente substituída pelo conhecimento comprovado em determinados assuntos, o que é um ponto positivo para quem está recomeçando profissionalmente. 

Principais cargos de atuação na área

A área de tecnologia tem sempre novidades, inclusive em cargos e funções. Algumas funções de destaque atualmente são:

Há vagas para diferentes perfis de profissionais: pessoas com um perfil mais analítico podem optar por áreas envolvendo análise de dados, enquanto os mais criativos encontram seu chamado no ramo de UX e UI. 

Veja as descrições das vagas de cada área para entender o perfil ideal. 

Como fazer transição de carreira para TI?

Para fazer uma transição de carreira para tecnologia você vai precisar buscar muito conhecimento, aprender a estudar por conta própria e se atualizar com as novas tendências e ferramentas constantemente! Vamos aos principais pontos.  

Busque conhecimento técnico

Toda área relacionada ao TI requer muito conhecimento técnico específico. Em alguns casos, você precisa dominar uma ou mais linguagens da programação, enquanto outras demandam familiaridade com ferramentas de integração contínua e habilidades de teste. 

Por isso, invista em muito conhecimento e aprendizagem. Um bom primeiro passo é buscar cursos online gratuitos de programação, desenvolvimento e outros. Dessa forma, você não precisa investir dinheiro antes de saber se esta área é mesmo para você.

Prepare-se para nunca parar de estudar

Além de precisar estudar muito, você também precisa estudar constantemente. A área muda em alta velocidade: novas tecnologias aparecem diariamente, linguagens da programação se tornam obsoletas e outras tomam seu lugar, ferramentas de inteligência artificial e realidade aumentada estão mudando o jogo, e certamente isso é só o começo.

A tecnologia evolui de forma exponencial, e você precisa se disponibilizar a acompanhar esse movimento. 

Pratique o autodidatismo

Se você nunca foi do tipo que estuda por conta própria, vai precisar desenvolver essa habilidade. Como tudo muda o tempo todo, nem sempre há cursos estruturados disponíveis na velocidade que o mercado precisa.

Por isso, pratique o autodidatismo. Separe um tempo diário para ler informes, notícias, newsletters e textos de profissionais renomados, de institutos de pesquisa e outras fontes relevantes.

Aos poucos, você vai criando o hábito de se atualizar e estudará diariamente sem fazer esforço!

Crie uma rede de relacionamento na área

Qualquer mudança de carreira exige uma rede de relacionamento com pessoas que possam ajudar a entrar nesse mercado. 

Em TI, o networking é ainda mais essencial porque profissionais dessa área, como precisam ser autodidatas, trocam muitas informações em fóruns técnicos. Faça parte. 

Atualize o currículo 

Você já estudou muito, definiu a área em que quer atuar e começou a criar o hábito de ler e se atualizar diariamente. Já até conheceu pessoas e criou bons contatos na área, e agora?

Ora, é fundamental atualizar o currículo para conquistar vagas após uma transição de carreira. Se você vai aplicar para vagas de TI, seu currículo deve enaltecer suas habilidades (hard skills e soft skills) que lhe tornam a melhor opção de contratação.

Afinal, de nada adianta apresentar um currículo que você usou para conquistar uma área de engenharia quando você está buscando uma para programador, não é? 

Uma dica: você pode manter o seu curso superior ou mesmo informações do emprego anterior no currículo mesmo que seja de outra área. Mas, nesse caso, enfatize habilidades decorrentes do seu passado que serão úteis para a área de TI.

Por exemplo, um engenheiro aplicando para o cargo de analista de dados pode se beneficiar do fato de que, na atuação na engenharia, desenvolveu a capacidade de rápido raciocínio analítico e lógico.  

Busque vagas de TI

Após atualizar o CV, é hora de buscar vagas de tecnologia alinhadas ao seu perfil. Cheque os requisitos de cada uma e ajuste seu currículo de acordo para melhorar suas oportunidades. 

Principais desafios

Existem alguns desafios que o profissional de TI deve ter disposição para lidar. Alguns dos principais são:

  • alto volume de informações;
  • velocidade em que o mercado muda;
  • volatilidade das fontes de informação: sites e fontes de qualidade mudam com certa frequência;
  • alta pressão para trabalhar: é importante conseguir atuar sob pressão;
  • frequência na ocorrência de bugs e problemas: o bom profissional deve saber lidar com eles; 
  • comunicação assíncrona com outras áreas e pessoas;
  • trabalho em equipe com outras áreas;
  • mudanças e conflitos: é importante ser flexível.

A lista de desafios é longa, mas não é impossível vencer. E, se você estiver mesmo determinado a fazer essa transição de carreira para TI, acredite que muitas oportunidades interessantes surgirão para você. 

Quer dar o próximo passo? Confira várias oportunidades na área de tecnologia

The post Como fazer uma transição de carreira para TI e conquistar vagas de emprego appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/transicao-de-carreira-para-ti/feed/ 0
Pessoas surdas no mercado de trabalho: veja os desafios e avanços https://www.vagas.com.br/profissoes/surdos-no-mercado-de-trabalho/ https://www.vagas.com.br/profissoes/surdos-no-mercado-de-trabalho/#respond Fri, 01 Jul 2022 04:48:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=19914 O mercado de trabalho para pessoas surdas ainda é limitado e pouco inclusivo. A falta de informação e visão capacitista pode aumentar os desafios enfrentados por deficientes auditivos, mas há formas de educar profissionais a promover a inclusão O que você sabe sobre pessoas surdas no mercado de trabalho? Se você não tem esse tipo […]

The post Pessoas surdas no mercado de trabalho: veja os desafios e avanços appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
O mercado de trabalho para pessoas surdas ainda é limitado e pouco inclusivo. A falta de informação e visão capacitista pode aumentar os desafios enfrentados por deficientes auditivos, mas há formas de educar profissionais a promover a inclusão

O que você sabe sobre pessoas surdas no mercado de trabalho? Se você não tem esse tipo de deficiência ou não lê muito sobre diversidade e inclusão, é possível que nunca tenha parado para pensar no assunto. E, se for o caso, vamos começar com alguns dados. 

Existem no mundo 500 milhões de pessoas surdas. Até 2050, elas devem ser pelo menos 1 bilhão, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, segundo o IBGE, existem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. 

Como é o mercado de trabalho para os surdos?

O mercado de trabalho para pessoas surdas é um ambiente desafiador. Ainda que a Lei de cotas para PCDs, oficialmente chamada de Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), determine que empresas com cem ou mais empregados devam preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência, muitas dessas vagas não são preenchidas.

Além disso, quando preenchidas, muitas vezes não incluem pessoas com deficiência auditiva porque consideram que a comunicação com esses profissionais é muito complicada. Ou seja, ainda existem imensos preconceitos e capacitismo nas empresas

Dados divulgados pela Agência Brasil indicam que entre as pessoas com deficiência auditiva com ocupação (e mais de 18 anos), 37% trabalham por conta própria, possivelmente porque tenham desistido de arrumar emprego. 

Quais os desafios dos surdos para entrarem no mercado de trabalho? 

São muitos os desafios das pessoas surdas no mercado de trabalho. A seguir detalhamos os principais deles. 

1. Falta de formação

O desafio começa pela educação. A falta de acessibilidade nas escolas dificulta a formação de pessoas com deficiência auditiva. Resultado: apenas 7% têm ensino superior completo, 15% frequentaram até o ensino médio, 46% até o fundamental e 32% não possuem grau de instrução. Os dados são novamente da Agência Brasil. 

2. Dificuldade de comunicação no processo seletivo

Como raramente existem tradutores para Libras nas empresas e nas consultorias de recrutamento, as entrevistas de emprego muitas vezes inviabilizam a comunicação entre candidatos com surdez e recrutadores sem conhecimento de língua de sinais. 

3. Capacitismo

Outro grande desafio que as pessoas surdas enfrentam no mercado de trabalho é o capacitismo. Muitos acreditam equivocadamente que os surdos são incapazes de realizar atividades profissionais simplesmente por terem essa deficiência.

4. Falta de tecnologias assistivas

A comunicação em ambiente corporativo pode ser um grande desafio para pessoas surdas porque as empresas, em geral, não têm tecnologias assistivas que possam incluir pessoas com esse tipo de deficiência. 

Existem dispositivos e aplicativos que podem fazer o papel de um tradutor de libras e mediar a interação entre pessoas ouvintes e não ouvintes. Além disso, é possível implementar o ensino de LIBRAS ou o incentivo ao mesmo na empresa e promover a inclusão.

Como incluir as pessoas surdas na cultura organizacional

Todo profissional pode trabalhar pela inclusão de pessoas surdas na cultura organizacional. Aqui vão algumas formas de fazer isso desde já.

Procure ferramentas e aplicativos

procure conhecer ferramentas e aplicativos que possam intermediar a conversa entre ouvintes e não ouvintes:

  • O VLibras, gratuito, é um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras para tornar o conteúdo acessível para pessoas com deficiência auditiva. 
  • Aqui, no site de Vagas e no Vagas Profissões também contamos com tradutor de Libras. Para ver como funciona, você precisa tocar no ícone das duas mãozinhas, ali na lateral direita. 

Não pratique capacitismo

Não duvide da capacidade profissional de uma pessoa surda. Sua capacidade de aprendizado, evolução e produtividade não é comprometida pela deficiência.

Facilite a leitura labial

Quando falar com uma pessoa surda, fique de frente para ela para facilitar a leitura labial.

Utilize mensagens de texto

Talvez seja mais fácil (para todos) que as comunicações ocorram por mensagem! E não é para facilitar a vida que o Whatsapp existe? 

Crie vínculos

Crie vínculos com pessoas surdas. O ambiente corporativo pode ser muito cruel com elas e você pode fazer a diferença. 

Busque informação

Buscar informações sobre pessoas com deficiência auditiva é uma excelente forma de combater o preconceito e criar ambientes mais seguros e inclusivos para todos. Se você leu até aqui, já está no caminho certo!

Agora que você sabe um pouco sobre pessoas surdas no mercado de trabalho, continue se aprofundando no tema lendo mais sobre O desafio da inclusão de PCDs no mercado de trabalho!

The post Pessoas surdas no mercado de trabalho: veja os desafios e avanços appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/surdos-no-mercado-de-trabalho/feed/ 0
Carreiras Jurídicas: saiba quais opções você pode seguir https://www.vagas.com.br/profissoes/carreiras-juridicas/ https://www.vagas.com.br/profissoes/carreiras-juridicas/#respond Mon, 27 Jun 2022 06:46:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=19907 Nem todo mundo que estuda Direito quer advogar, e nem precisa ser. Profissionais desta área podem seguir diversas carreiras jurídicas que se espalham tanto pela área pública quanto privada. Saiba quais são esses caminhos e o que é preciso  para seguir cada um.  Se você pensa em estudar Direito, mas não tem vontade de ser […]

The post Carreiras Jurídicas: saiba quais opções você pode seguir appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Nem todo mundo que estuda Direito quer advogar, e nem precisa ser. Profissionais desta área podem seguir diversas carreiras jurídicas que se espalham tanto pela área pública quanto privada. Saiba quais são esses caminhos e o que é preciso  para seguir cada um. 

Se você pensa em estudar Direito, mas não tem vontade de ser advogado, saiba que este não é o único caminho para quem se forma nesta área. Neste post, listamos e detalhamos algumas das carreiras jurídicas mais disputadas, e saiba que há vários tipos de profissões

Quem sabe você não encontra a ideal? Continue lendo!

10 principais carreiras jurídicas existentes no mercado

Na área pública ou privada, existem muitas opções de carreira para quem se forma em Direito. 

1. Advocacia privada

Como advogado, você pode escolher entre trabalhar em empresas (na área jurídica de uma multinacional, por exemplo), em escritórios de advocacia, pode abrir seu próprio escritório ou atuar como consultor de forma autônoma. 

Em geral, os advogados se especializam em uma área do Direito, como Civil, trabalhista, tributário, empresarial e ambiental, entre outras possibilidades. Para atuar em qualquer uma delas, é preciso ter exame da OAB. 

2. Defensoria pública

A defensoria pública, como o nome já sugere, é uma carreira pública que pode ser iniciada por meio de concurso. Este profissional é pago pelo Estado para defender pessoas que não têm condições financeiras de pagar um advogado particular. 

Para prestar o concurso é preciso ser formado em Direito e ter inscrição na OAB, além de outros requisitos estabelecidos pelos editais. 

3. Diplomacia

Os diplomatas são profissionais que atuam fora do país, representando o Brasil na relação com outras nações e auxiliando brasileiros que estão no exterior. 

É uma carreira que atrai principalmente pessoas que querem morar em diversas regiões do mundo e são boas em intermediar conflitos e lidar com assuntos variados, como política, economia e questões culturais e sociais. 

Para ser diplomata, também é preciso prestar concurso público, mas não é necessária a formação em Direito: a prova é permitida para formandos de outras áreas.  

4. Magistratura

Magistratura é a carreira que devem seguir os formados em Direito que queiram se tornar Juízes de Direito por meio de concurso público. Em geral, juízes atuam em fóruns e tribunais, analisando e julgando conflitos. 

Como historicamente é uma carreira bem remunerada, os concursos são muito concorridos. Para se inscrever, é preciso ter formação em Direito e três anos de atividade jurídica comprovada. 

5. Delegacia de polícia

O delegado de polícia civil também é um profissional formado em Direito que prestou concurso público para ingressar nesta carreira. Sua principal função é a investigação criminal. 

Este concurso também é disputado e exige que, além da graduação em Direito, o profissional tenha três anos de prática profissional na área jurídica. 

6. Procuradoria de Justiça 

O procurador de Justiça advoga em favor dos membros da república federativa. O procurador do município, por exemplo, atua em questões jurídicas e legais que exijam a presença de um profissional para advogar em nome do local – representando os interesses da cidade.

O mesmo vale para o caso do procurador do Estado, mas não confunda o cargo com o de Advogado Geral do Estado: o Procurador defende o Estado, a União ou o Município conforme sua vinculação. O Advogado Geral (da União, do Estado, do Município) defende a administração pública. 

7. Promotoria de Justiça

O promotor de justiça atua no Ministério Público e também requer concurso público.

A função deste profissional é defender a sociedade e seus interesses, investigando crimes de desvio de dinheiro público ou desrespeito aos direitos humanos, por exemplo. 

8. Conciliador

O conciliador atua em um processo judicial, na fase inicial, para tentar ajudar as partes a chegar em um acordo sem necessidade de seguir com o processo. Isso ajuda a desafogar o judiciário e também na resolução rápida e pacífica do conflito.

Para quem gosta do viés argumentativo da advocacia, mas não quer atuar diretamente, a conciliação pode ser uma excelente opção.

9. Mediador

Assim como o conciliador, o mediador também atua para equilibrar conflitos. No entanto, o profissional entra antes mesmo de haver processo, e nem sempre a atuação precisa levar a um acordo.

É possível que, com a ajuda do mediador, as partes consigam chegar a um consenso ou encontrem outra forma (que não seja um processo) de resolver o problema.

10. Profissional de Compliance

O profissional de compliance não precisa ser necessariamente formado em Direito, mas a formação jurídica certamente auxilia em alguns ramos da área. 

O Compliance, assim como a advocacia, se subdivide em especialidades, e você pode optar por atuar com compliance empresarial, compliance tributário, compliance trabalhista, entre outros.

Mas, afinal, o que é compliance? Essa carreira está em crescente no mercado de trabalho e envolve o aconselhamento e atuação do profissional antes que haja um conflito. O profissional de compliance aconselha o cliente, verifica documentos e questões técnicas para garantir que tudo esteja de acordo com a lei e, assim, evitar problemas com o judiciário. 

Empresas já estão começando a ver o valor em investir nessa área, excelente para quem se interessa pela aplicação da lei e pelo direito, mas não tanto pela área processual.Com tantas opções de carreiras, pode ser desafiador escolher a sua, não é? Mas certamente há mais do que advocacia e concurso público, e cabe a você encontrar seu caminho ideal! Já quer começar?  Cadastre seu currículo ou, se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

The post Carreiras Jurídicas: saiba quais opções você pode seguir appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/carreiras-juridicas/feed/ 0
Quais são as 13 profissões na área de saúde mais buscadas no mercado https://www.vagas.com.br/profissoes/profissoes-area-da-saude/ https://www.vagas.com.br/profissoes/profissoes-area-da-saude/#respond Fri, 24 Jun 2022 18:40:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=19904 Nem todo mundo que trabalha com saúde é médico ou dentista, sabia? Confira uma lista das profissões mais buscadas nessa área e saiba se você se identifica com alguma delas.  Quem quer atuar em profissões na área de saúde tem muitas alternativas para avaliar. Neste post, fizemos uma lista das 13 carreiras que estão entre […]

The post Quais são as 13 profissões na área de saúde mais buscadas no mercado appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Nem todo mundo que trabalha com saúde é médico ou dentista, sabia? Confira uma lista das profissões mais buscadas nessa área e saiba se você se identifica com alguma delas. 

Quem quer atuar em profissões na área de saúde tem muitas alternativas para avaliar. Neste post, fizemos uma lista das 13 carreiras que estão entre as mais buscadas nessa área. 

Confira cada uma e avalie se alguma combina com o que você quer fazer profissionalmente.

Veja também: Tipos de Profissões: Lista com mais de 40 opções de carreiras para conhecer! 

13 profissões na área de saúde mais buscadas no mercado

Nem só de medicina vive a saúde! Confira alternativas para atuar nessa área — com uma infinidade de opções de especialização

1. Biomedicina

Biomédico é um profissional de saúde que atua basicamente em laboratório e pesquisa. Sua função é estudar microrganismos que causam doenças e substâncias que possam tratar ou evitar essas doenças. 

Seu mercado de trabalho é basicamente formado por hospitais, clínicas e laboratórios de análises. Para quem prefere o mundo corporativo, também há oportunidades na indústria farmacêutica. 

2. Educação física

Seu sonho é viver na academia e ainda ganhar para isso? Talvez seja o caso de seguir carreira como profissional de educação física! 

O maior mercado para pessoas desta área está mesmo nas academias, mas também há muita oportunidade em escolas, clubes, condomínios, clínicas e spas. 

3. Enfermagem

A graduação em enfermagem permite que você atue em muitas áreas, desde estética até geriátrica e obstétrica. 

O mercado de trabalho se concentra em clínicas e hospitais, mas também há enfermeiros que prestam serviços nas casas dos pacientes. 

4. Esporte

O profissional de esporte estuda para se tornar técnico ou preparador físico de atletas e equipe. Ele pode atuar também na busca de patrocínio ou na gestão da carreira de atletas, por exemplo. 

5. Farmácia

A indústria farmacêutica, principal empregador dos profissionais de farmácia, é um mercado forte no Brasil. 

Além de trabalhar nessas grandes empresas, o farmacêutico pode atuar em farmácias e UBS, além de pesquisa científica. 

6. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta atua na recuperação de movimentos por meio de exercícios e massagens. Ele também trabalha na prevenção de doenças e lesões. 

Um fisioterapeuta pode se especializar em uma grande variedade de áreas, que vão desde acupuntura até fisioterapia esportiva e do trabalho, obstetrícia e neurologia. 

Seu principal mercado de trabalho está concentrado em hospitais e clínicas de reabilitação.

7. Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo trabalha com a comunicação, mais especificamente fala, voz e audição. 

Ele pode atuar tanto no setor público quanto privado, em hospitais, clínicas e consultórios. Também existe mercado para ele em escolas e berçários. 

8. Gestão em saúde

Esta área fica entre humanas e biológicas porque forma um administrador especializado em serviços e sistemas da área de saúde. 

Ele pode atuar principalmente nos serviços de saúde pública e privada, empresas de plano de saúde, laboratórios farmacêuticos e fabricantes de equipamentos médicos. 

Em geral, divide o mercado de trabalho com médicos que acabam seguindo uma carreira mais administrativa. 

9. Medicina

A profissão de saúde mais tradicional (e concorrida, claro!) é Medicina. Mercado de trabalho não falta para esse profissional, que pode atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e também em consultórios próprios. 

A profissão é tradicionalmente bem remunerada, mas também é preciso lembrar que médicos costumam trabalhar intensamente, em longas jornadas e com disponibilidade para emergência. 

10. Nutrição

O nutricionista é aquele profissional que trabalha para equilibrar a alimentação das pessoas, seja em hospitais, escolas, hotéis, restaurantes ou consultórios próprios. 

Além de atender pacientes que buscam uma vida mais saudável, ele também é fundamental na vida de pessoas que sofrem com diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças que exigem esse tipo de acompanhamento específico. 

11. Odontologia

O dentista também é um profissional tradicional da área de saúde, que atua basicamente na saúde da boca, dos dentes e dos ossos da face. 

Para ele, também existem inúmeras possibilidades de especialização, como implantodontia (para cirurgias e próteses), odontopediatria, periodontia (que cuida de gengivas e ossos) e até traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.

 Eles podem atuar tanto no setor público quanto em consultórios próprios. 

12. Psicologia

Psicólogo é um profissional que atua na saúde mental. Ele pode atuar em diversos mercados, em especial em hospitais, clínicas de recuperação, empresas, escolas e consultórios particulares. 

13. Tecnológo em sistemas biomédicos

Este profissional é quem cuida daqueles equipamentos e aparelhos super complexos que fazem parte do dia a dia dos hospitais. 

Além de garantir que tudo esteja funcionando, este profissional também trata da compra e instalação desses produtos e do treinamento das pessoas que vão utilizá-los. 
Agora que você já conhece várias profissões de saúde, confira as oportunidades para cada uma no VAGAS.com.br. Cadastre seu currículo ou,  você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

The post Quais são as 13 profissões na área de saúde mais buscadas no mercado appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/profissoes-area-da-saude/feed/ 0
11 passos para conquistar o reconhecimento profissional na sua carreira https://www.vagas.com.br/profissoes/reconhecimento-profissional/ https://www.vagas.com.br/profissoes/reconhecimento-profissional/#respond Wed, 22 Jun 2022 04:44:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=17622 Conquistar reconhecimento profissional é desafiador, mas encorajador após tanto empenho na carreira. Para isso, há alguns passos necessários que você deve tomar.  Ter reconhecimento profissional no trabalho é muito importante porque, como seres humanos que somos, gostamos de saber que estamos fazendo um bom trabalho.  Quando isso acontece, nós ficamos realizados e, em geral, temos […]

The post 11 passos para conquistar o reconhecimento profissional na sua carreira appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Conquistar reconhecimento profissional é desafiador, mas encorajador após tanto empenho na carreira. Para isso, há alguns passos necessários que você deve tomar. 

Ter reconhecimento profissional no trabalho é muito importante porque, como seres humanos que somos, gostamos de saber que estamos fazendo um bom trabalho

Quando isso acontece, nós ficamos realizados e, em geral, temos mais vontade de trabalhar. Mas nem sempre essa conta fecha. Muitas vezes, apesar de todos os esforços, o reconhecimento profissional não chega da forma como imaginamos. 

Se esse é o seu momento, este post é para você. Aqui, você vai entender o que é reconhecimento profissional, por que ele é importante e como você pode obtê-lo pelo trabalho que faz. Vamos lá? 

O que é reconhecimento profissional?

O reconhecimento profissional é a forma que a empresa tem de dizer para o empregado que ele está fazendo um bom trabalho. Ele pode ser um elogio do chefe na frente de toda a equipe ou por e-mail, pode ser um aumento de salário ou até aquela tão esperada promoção.

Por exemplo, quando o gerente diz “parabéns” por um relatório que você entregou ou por um prazo que você conseguiu antecipar, você está recebendo reconhecimento profissional. 

O mesmo ocorre quando você é promovido ou recebe um aumento, mesmo sem mudar de cargo. 

Qual a importância do reconhecimento profissional

Receber reconhecimento profissional é importante porque faz com que você se sinta realizado e tenha ainda mais vontade de ser produtivo e eficiente no seu trabalho. 

Além disso, quando um colega ou superior reconhece o esforço de um profissional, ele mostra onde essa pessoa se saiu bem para que possa repetir esse bom desempenho outras vezes. 

Ou seja, o reconhecimento profissional pode servir como uma espécie de bússola para indicar onde você está acertando e como pode se tornar cada vez melhor no que faz, buscando formas de aprender e cumprir suas tarefas da melhor forma possível.

11 passos para alcançar reconhecimento profissional na carreira

Para conseguir reconhecimento profissional você precisa fazer o seu trabalho aparecer. Não adianta, por exemplo, entregar um relatório no prazo se ninguém perceber isso.

Também não adianta se esforçar para aumentar as vendas de determinado produto se ninguém souber que foi você quem fez isso. Concorda?

Confira a seguir algumas formas de se fazer notar da melhor forma possível.

1. Esforce-se 

A melhor forma de ser reconhecido é sendo bom no que você faz. Portanto, esforce-se. Se estiver com uma tarefa urgente para entregar, chegue mais cedo e saia mais tarde, se for necessário.

2. Busque conhecimento

Fazer um curso por conta própria para aprender alguma coisa nova também é uma boa forma de mostrar que você está empenhado em se desenvolver na empresa.

Procure cursos online ou melhore seu inglês usando um aplicativo no celular, por exemplo. E, sempre que possível, deixe as pessoas do trabalho saberem o que você anda aprendendo. 

3. Crie boas relações com todos 

As empresas valorizam profissionais que se relacionam bem com todas as pessoas. A dica? Seja gentil com todos, faça amizades, tente ser próximo dos colegas. 

4. Ajude como puder

Se alguém estiver precisando de um auxílio em determinado assunto que você conheça, disponha-se a ajudar. Quando você se torna referência em alguma coisa, é mais fácil ser notado e lembrado no trabalho. 

5. Faça propaganda das suas conquistas

Se você se empenhar 100% no trabalho e não reservar um tempo para comemorar — e divulgar — as suas conquistas, possivelmente não receberá o reconhecimento que merece e espera. 

Por isso, quando terminar uma tarefa difícil, tente comemorar de uma forma visível — mas não exagerada. Comente com os colegas, com o chefe, faça as pessoas tomarem conhecimento disso. 

6. Mantenha seu (sua) chefe informado(a) sobre o que você faz

É possível que seu (sua) chefe tenha de pensar em milhões de coisas por isso não tenha tempo para observar o que você faz. 

Se for o caso, você precisa mantê-lo(a) informado sobre o que anda fazendo. Uma boa forma de fazer isso acontecer (sem incomodar ninguém) é criando uma rotina para atualizar as pessoas sobre o andamento das suas atividades. 

Pode ser um e-mail semanal ou uma reunião informal de cinco minutos. A ideia é descobrir gradualmente qual a forma mais eficiente e investir nela. 

7. Faça com que as pessoas conheçam você por toda a empresa

Você não será reconhecido no trabalho se ninguém souber quem você é. Já pensou nisso? Então tente conhecer o máximo possível de pessoas na empresa. Deixe que elas saibam seu nome e o que você faz.

8. Participe de cursos e eventos

Participe dos cursos e eventos da empresa, como happy hour e confraternização de final de ano. E, se estiver em home office, faça tudo isso de forma virtual. A tecnologia existe para isso também. 😉

9. Prepare ideias para apresentar nas reuniões

As reuniões da empresa são uma excelente oportunidade para você se fazer notar por ter boas ideias. Sempre que tiver oportunidade, tente dizer o que você pensa sobre determinado assunto, contribua com ideias para melhorar alguma coisa ou conseguir resultados melhores. 

10. Não leve apenas problemas, ofereça soluções

De modo geral, ninguém não quer receber problemas. Então, mesmo quando o problema surgir no caminho, tente pensar em uma solução antes de falar com alguém. O melhor profissional é aquele que já chega com uma ideia para resolver a situação. 

11. Reconheça o trabalho dos outros

Outra dica muito importante para quem quer ser reconhecido: reconheça a conquista daqueles que trabalham com você. Um colega fez uma venda sensacional? Comemore com ele! Alguém teve uma ideia genial? Demonstre seu entusiasmo. 

Apenas tome o cuidado de não exagerar e não parecer forçado na hora de dar um feedback. 
Se você quer ter reconhecimento profissional porque está de olho em uma promoção, confira o próximo passo aqui: Você sabe como pedir promoção?.

The post 11 passos para conquistar o reconhecimento profissional na sua carreira appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/reconhecimento-profissional/feed/ 0
Dicas para quem quer mudar de carreira aos 30: como encontrar a vaga de emprego ideal https://www.vagas.com.br/profissoes/mudar-de-carreira-aos-30/ https://www.vagas.com.br/profissoes/mudar-de-carreira-aos-30/#respond Mon, 20 Jun 2022 03:15:00 +0000 https://www.vagas.com.br/profissoes/?p=13479 Mudar de carreira não é fácil, mas também não precisa ser o fim do mundo. Veja como fazer esse movimento da melhor forma, aproveitando tudo o que ele pode ter de positivo.  Seu trigésimo aniversário chegou e com eles veio uma necessidade de mudar de profissão? Acredite, isso é normal e é perfeitamente possível mudar […]

The post Dicas para quem quer mudar de carreira aos 30: como encontrar a vaga de emprego ideal appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
Mudar de carreira não é fácil, mas também não precisa ser o fim do mundo. Veja como fazer esse movimento da melhor forma, aproveitando tudo o que ele pode ter de positivo. 

Seu trigésimo aniversário chegou e com eles veio uma necessidade de mudar de profissão? Acredite, isso é normal e é perfeitamente possível mudar de carreira aos 30 anos!

Segundo a teoria dos setênios, o quinto ciclo, que começa com 28 anos, traz consigo uma severa crise de identidade, em que passamos a dar mais valor aos nossos anseios pessoais, aos nossos porquês.

Esse momento pode vir acompanhado de uma necessidade de se reinventar profissionalmente. É possível que você sinta disposição para começar a vida profissional novamente em outra área, outra empresa, outra rotina. 

Se essa vontade persistir e você sentir que deve levá-la a sério, pode ser o caso de considerar mesmo a ideia de mudar de carreira aos 30 anos. Como fazer isso? Temos dicas! 

8 dicas para mudar de carreira aos 30 anos

Veja como conduzir uma mudança de carreira sem perder completamente tudo o que você já aprendeu e construiu. 

1. Entenda suas novas ambições

O primeiro passo para mudar de carreira aos 30 é fazer um exame de consciência e entender quais são suas ambições do momento. Para isso, reflita:

  • Você quer trabalhar mais para ganhar mais? 
  • Prefere trabalhar menos e ter qualidade de vida? 
  • Quer mudar de área para crescer mais rápido? 
  • Quer trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo?

Descubra suas respostas e use-as como ponto de partida para definir seus objetivos.

2. Descubra carreiras que dão match com seu momento

Agora que você já entendeu o que quer, é hora de considerar carreiras que dão match com suas novas ambições. 

Liste e estude para considerar alguns tipos de profissões em mente para você se inspirar. A ideia é ter uma lista de até 3 (ou 5, se for muito difícil escolher) para se aprofundar. 

3. Pesquise o mercado de trabalho para essas carreiras

Para refinar sua busca, é preciso pesquisar o mercado de trabalho para essas carreiras que você está considerando. Uma dica muito simples? Busque as vagas de emprego abertas para qualquer área na nossa plataforma! É um excelente termômetro do mercado. 

4. Conheça pessoas que atuam nesse novo mercado

Você conhece pessoas que trabalham na área que você quer atuar? Converse com elas!

Pergunta o que elas estudaram para chegar até lá, como é o dia a dia. Pergunte como é o salário em geral e quais as possibilidades de crescimento.

É importante ter uma visão real de cada profissão porque muitas vezes a teoria é bem diferente da prática.  

5. Aceite (e aproveite) mudanças na sua rede de contatos

Considere que uma mudança de carreira envolve mudança de relacionamentos. Você vai criar outro networking e possivelmente abandonar alguns contatos que não fazem mais sentido. E tudo bem. 

Fique em paz se seus círculos de relacionamento mudaram e aproveite ao máximo os novos amigos e suas maneiras de ver a vida. 

6. Faça um planejamento financeiro

Ao decidir mudar de carreira aos 30 anos é possível que você tenha um período instável financeiramente, com salário mais baixo e cargos mais juniores. Isso é normal. 

O importante é se planejar financeiramente para isso, fazendo uma reserva e cortando custos, se possível. 

7. Elimine amarras materiais

Para ajudar seu planejamento financeiro, você deve tentar eliminar suas amarras materiais em nome de uma vida mais simples e prática. 

Se suas ambições mudaram, se você percebeu que tem obrigações demais ao longo do dia, talvez seja o caso de se perguntar se ainda precisa de um carro tão caro ou de uma casa tão grande. Menos, neste momento, pode realmente ser mais. 

8. Tome uma decisão bem pensada

Por fim, mas muito importante, é pensar muito bem antes de tomar sua decisão. Mudar de carreira é difícil, mas pode ser a melhor alternativa se você tiver certeza de que é isso o que quer para sua vida. 

Tente pensar objetivamente, considerando ganhos e perdas. E boa sorte na sua (nova) vida. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura: Transição de carreira: dicas essenciais para fazer e se recolocar.  

The post Dicas para quem quer mudar de carreira aos 30: como encontrar a vaga de emprego ideal appeared first on VAGAS Profissões.

]]>
https://www.vagas.com.br/profissoes/mudar-de-carreira-aos-30/feed/ 0