Home > Busca de emprego > Candidaturas > Teste de raciocínio lógico: para que serve e como se sair bem

Teste de raciocínio lógico: para que serve e como se sair bem

Entenda o que é esse teste e como você pode se preparar para ter um bom resultado
duas peças de quebra-cabeça de encaixam

O teste de raciocínio lógico em processos seletivos visa avaliar a capacidade do candidato de solucionar problemas e interpretar diversas situações. Existem algumas boas práticas para se preparar para esses testes.

Você já deve ter observado que vários processos seletivos incluem um teste de raciocínio lógico. Para entender o que é esse teste e como você pode se preparar para ter um bom resultado e conseguir a tão sonhada vaga de emprego, continue a leitura deste post. Vamos explicar tudo!

Qual a função do teste de raciocínio lógico no processo seletivo

Quando as empresas incluem um teste de raciocínio lógico nas etapas de seu processo seletivo, elas querem avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de analisar situações, raciocinar sobre elas e encontrar soluções.

Ou seja, quando a empresa pede para você fazer o teste, ela quer saber quanto você é capaz de organizar suas ideias para resolver problemas e tomar decisões.

Isso não significa que você tenha de fazer contas mentalmente ou resolver problemas puramente matemáticos. Uma pessoa pode ter um bom raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, ter de recorrer à calculadora para resolver contas do dia a dia. Se for o seu caso, não se preocupe! 

Principais tipos de testes de raciocínio lógico

Para identificar o(a) profissional ideal, existem tipos diferentes de raciocínio lógico que são aplicados em processos seletivos. Em geral, a seleção ocorre com base nas habilidades essenciais para cada cargo.

Atualmente, os testes mais utilizados em processos seletivos são:

  • Probabilidade;
  • Análise Combinatória;
  • Sequências Lógicas;
  • Equivalência;
  • Raciocínio Dedutivo;
  • Raciocínio Indutivo.

Exemplificaremos os principais deles ainda nesse conteúdo, continue lendo!

Como se sair bem em uma prova de raciocínio lógico

Se você precisa realizar um teste de raciocínio lógico para conseguir um emprego, mantenha a calma. Temos aqui algumas dicas para você mostrar todo o seu potencial ao futuro empregador. Vamos lá.

1. Respire fundo

Para se sair bem em uma prova de raciocínio lógico, você precisa manter a calma e mandar oxigênio para o cérebro. 

Essa é uma maneira eficiente de afastar o nervosismo e ansiedade, que podem atrapalhar sua capacidade de analisar problemas e buscar soluções.

2. Conheça os diferentes tipos de pergunta

Conhecer e entender os diferentes tipos de perguntas que podem aparecer é uma excelente forma de se preparar com antecedência.

É possível que, nas primeiras vezes, você leia as perguntas e mal saiba por onde começar. Depois de pensar um tempo, porém, você vai perceber que elas seguem uma lógica e não são tão complicadas quanto parecem. 

3. Treine, treine, treine

Treine para o teste de raciocínio lógico como se estivesse estudando para uma prova da escola ou da faculdade. Ainda que você não saiba exatamente o que será perguntado, o treino vai ajudar seu cérebro a ganhar agilidade para entender a questão e achar a solução. 

4. Estude online (e de graça)

Diversos sites ajudam a treinar o cérebro para esse tipo de avaliação. A Khan Academy, por exemplo, tem alguns vídeos explicando questões de raciocínio lógico. Vale a pena conferir. Neste site do Prof Cardy, há também um simulado de raciocínio lógico com respostas

5. Entenda a resolução do problema

Durante o treino, é importante entender a resolução do problema, principalmente quando você erra o resultado ou nem consegue imaginar uma forma de chegar até ele. Quanto mais você entender as resoluções, mais você estará treinado para resolver as próximas questões sozinho.

6.  Concentre-se

Concentração é uma palavra-chave para ir bem no teste de raciocínio lógico. Por isso, nada de distrações ou interrupções quando estiver treinando e, principalmente, quando começar o teste para valer. 

Procure um ambiente tranquilo e ative a função “não incomode” do seu celular. Quanto mais você se concentrar, mais chances tem de entender o exercício proposto e encontrar a solução. 

7. Conheça a empresa e entenda por que ela pediu o teste

Vale a pena tentar entender o que a empresa quer com esse teste, porque essas avaliações têm níveis de dificuldade muito diferentes.

O teste para uma vaga de engenheiro elétrico certamente será diferente do teste para uma vaga de psicólogo. O mesmo vale para outros cargos que demandam competências distintas. 

8. Treine questões relacionadas à atuação da empresa

Considere que a empresa pode incluir questões relacionadas ao seu segmento de atuação. Se estiver concorrendo a uma vaga de uma empresa de logística, por exemplo, é possível que encontre perguntas relacionadas ao assunto. A dica? Procure esse tipo de pergunta para treinar com antecedência. 

Tipos de perguntas em testes de lógica

As perguntas do teste de raciocínio lógico para processo seletivo costumam ser sobre equivalências, sequências lógicas ou probabilidades. Confira alguns exemplos de cada uma. 

Perguntas sobre equivalências

As perguntas sobre equivalências normalmente partem de duas proposições equivalentes, ou seja, que querem dizer a mesma coisa ou têm o mesmo significado. Isso significa que se uma delas for verdadeira, a outra também será. E vice-versa: se uma for falsa, a outra também será. 

Um exemplo de questão aplicada em um concurso em 2020 para o cargo de Assistente Social em São Tiago do Sul:

A negação da proposição composta “se estudo, passo” está corretamente expressa na alternativa:

  1. Se não estudo, não passo.
  2. Estudo e não passo.
  3. Se estudo então passo.
  4. Estudo ou passo.
  5. Estudo, se e somente se, passo.

(spoiler: a resposta correta é “b”)

Perguntas sobre sequências lógicas

Perguntas sobre sequência lógica são aquelas que apresentam uma sequência que deve ser decifrada pelo candidato. 

Outro exemplo de questão aplicada em prova para Assistente Social, dessa vez para a Prefeitura de Jardim de Piranhas:

  • Nas imagens a seguir, as horas apresentadas nos relógios, da esquerda para a direita, obedecem determinada sequência lógica, sem, necessariamente, obedecer a uma ordem cronológica.

    Respeitando-se essa lógica, o próximo relógio da sequência apresentará o horário:
  1. 7h40min.
  2. 7h30min.
  3. 8h00min.
  4. 7h50min.

(Spoiler: a resposta correta é “c”)

Perguntas sobre probabilidade

Essas, sim, podem lembrar muito as provas de matemática que você já fez na vida e costumam envolver cálculos. 

Aqui temos mais um exemplo retirado da mesma prova mencionada na questão acima: 

  • Em uma mesa foram colocados três recipientes: I, II e III. No recipiente I, havia 5 cartões azuis, 2 brancos e 1 cinza. No recipiente II, havia 2 cartões azuis, 3 brancos e 4 cinzas. No recipiente III, havia 3 cartões azuis, 4 brancos e 2 cinzas. Considerando que todos os cartões têm a mesma chance de serem retirados, a probabilidade de se retirar um cartão de cada urna e de os três serem da mesma cor é de, aproximadamente:
  1. 8,7%.
  2. 15,8%.
  3. 9,6%.
  4. 12,5%.

(Se você disse “c”, parabéns! :-))

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego para qualquer área e profissão!